quinta-feira, 23 de abril de 2009

Parque desportivo de Água de Pena é um espaço cada vez mais concorrido

Mais de 40 mil a praticar desporto




Data: 22-04-2009

Quase um ano decorrido desde a sua entrada em funcionamento - 1 de Junho de 2008 - o Parque Desportivo de Água de Pena tem já registados cerca de 40 mil utentes pagantes.

"A contabilidade não é fácil de fazer, pois o número de utilizadores varia por cada espaço alugado, mas em média temos cerca de 3.800 utentes por mês" contabiliza Emanuel Gomes, presidente da Câmara Municipal de Machico, a entidade que tem a seu cargo a gestão do espaço. "Além destes, temos certamente outros tantos no circuito de manutenção, seja a correr, andar, ou nas máquinas de manutenção. Confesso que está acima das nossas expectativas e não tenho dúvidas que qualquer concelho gostaria de contar com uma infra-estrutura destas", diz o autarca.

No espaço nascido por debaixo do lado leste da pista do aeroporto, o circuito de manutenção complementa os campos de jogos, onde se pode praticar de tudo um pouco.

Ténis, squash, paddel, futebol, basquetebol, andebol, futebol ou voleibol de praia são alguns dos exemplos. Mas há ainda a parede de escalada, os lagos para minimodelos e a rampa de skate e bmx.

O campo de ténis é o mais concorrido, seguindo-se o squash e os polivalentes onde se joga futebol. No pólo oposto estão o campo de madeirabol e o rinque de patinagem, o que neste caso levou já a uma adaptação. "Dada a sua pouca utilização optámos por adaptá-lo à pratica do futebol, dando assim uma maior rentabilização ao espaço", revela Emanuel Gomes.

Outra área ainda pouco aproveitada é a zona de acesso ao mar, mas o presidente da Câmara de Machico mostra-se convicto que em breve também esse espaço será devidamente rentabilizado. "Existem alguns condicionantes no acesso ao mar quando está mau tempo, mas estabelecemos já contactos com vários clubes náuticos e até ao Verão acredito que teremos aquele espaço a ser devidamente aproveitado", avança Emanuel Gomes, que aponta a canoagem como a modalidade com maiores possibilidades de ter ali casa. "Mas sempre com abertura para acolher ali todas as outras actividades ligadas ao mar", acrescenta.

Do mesmo modo revela-se optimista quanto à breve abertura de dois espaços ainda fechados. O ginásio e o bar.

"No caso do ginásio o concurso ficou deserto e por isso mesmo estamos a avançar com um processo de adjudicação directa que deverá ficar despachado em breve", avança o presidente da Câmara Municipal de Machico. "O caso do bar é um pouco mais complexo, pois o único concorrente que se candidatou queria estar aberto até mais tarde - o parque fecha às 22 - o que mexia com questões de segurança. Teremos de encerrar esse processo antes de avançar com outro, mas penso que antes do Verão estará tudo desbloqueado.

Além da parte desportiva há ainda a parte cultural e lúdica, com os amplos espaços livres a acolherem toda uma série de actividades. Desde concertos a eventos desportivos do género do Madeira Motor Show. "O nosso princípio é simples. Em primeiro lugar está o utente pagador. Mas desde que não interfira com esses utentes, estamos abertos a todo o tipo de eventos, pois o que nos interessa é valorizar o espaço e ir ao encontro das necessidades e das vontades das pessoas".

Receita paga despesas

O espaço pertence à Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, mas a parceria estabelecida com a Câmara ditou que a sua exploração fica a cargo da autarquia, sendo os lucros divididos de forma igual entre as duas entidades. O que não acontece, pelo menos para já. "A receita média mensal ronda os cinco mil euros. Dá para pagar as despesas e fica ela por ela, por isso, pelo menos nesta fase, não pagámos nada à Sociedade" explica Emanuel Gomes.

Passar a cobrar pelo estacionamento aumentaria certamente a receita do espaço, mas o presidente da Câmara de Machico diz que essa é uma possibilidade posta de parte. Pelo menos por enquanto. "Realmente chegámos a equacionar essa possibilidade, mas depois optámos por manter o parque gratuito. Se as pessoas tiverem de pagar para estacionar muitas delas são capazes de deixar de vir cá. Por isso mesmo optámos por continuar a deixar o estacionamento gratuito, pelo menos nos próximos tempos. Primeiro queremos fidelizar as pessoas, mostrar-lhes os méritos e os benefícios do espaço".

OpInião
O que acha da infra-estrutura?


Carlos Pereira

"É um parque por excelência para a prática do desporto. Qualquer desporto tem aqui excelentes condições. Moro no Caniço e vale a pena a deslocação. Se o estacionamento for pago, depende do preço. Mas quem paga para utilizar os campos não devia pagar para estacionar."

Johny Freitas
"Acho fantástico. Por acaso é a primeira vez que cá venho. O meu irmão veio correr, desafiou-me a vir com ele e acabei vindo. Posso dizer que valeu a pena. Por aquilo que vi é muito atractivo. Deste vez vim só correr, mas se conseguir arranjar um grupo, volto e venho cá para jogar."

Rui Pereira
"É um conceito fora de comum, mas quem pensou nisto está de parabéns. Faz-se exercício, mas é também uma terapia de relaxamento e um momento de socialização. Sou do Funchal mas venho duas, três vezes por semana, porque vale a pena. Na ponta Oeste deveriam apostar neste tipo de valência.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos