segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mercado português dá sinais de crescimento

Turistas nacionais compensaram na Páscoa menos chegadas da Europa Central
Data: 13-04-2009





As campanhas lançadas pelas companhias aéreas portuguesas e a presença de uma companhia de baixo custo na rota Lisboa-Madeira estão a dar uma contribuição importante aos hoteleiros madeirenses, que registam nas suas unidades um animador movimento de turistas portugueses.

O movimento deste mês de Abril, o que já se registou na Semana Santa e o que está previsto para a semana em que decorrerá a Festa da Flor, poderá ser igual ou superior ao do mesmo mês de 2008, e espera-se que no conjunto dos primeiros seis meses deste ano, sejam obtidos resultados semelhantes ou até superiores aos do ano passado. Se é certo que os primeiros dois meses deste ano foram muito maus, em termos de resultados, quer de ocupação, quer de preços médios por quarto vendido, a verdade é que temos agora mais camas hoteleiras do que em igual período do ano passado. Em Junho próximo, na quebra do semestre, a Madeira terá mais cerca de 1.500 camas, dadas as entradas em funcionamento dos novos hotéis Meliã Madeira Mare, Pestana Promenade e Four Views Panorâmico (ex-São João). A taxa de ocupação poderá baixar, face ao maior número de camas existente, mas o número de hóspedes em todos os estabelecimentos da Região Autónoma poderá alcançar uma cifra semelhante à do primeiro semestre de 2008, considerado ano recorde da Madeira.

Os operadores turísticos portugueses esperam fazer o seu melhor ano para a Região, confirmando assim as expectativas da secretária regional do Turismo e Transportes, que tem manifestado uma grande confiança nas perspectivas optimistas dos agentes do continente, que aguardam uma maior adesão dos seus clientes aos programas que estão a propor para a época de Verão para o arquipélago (Abril a Outubro), com uma ampla oferta de transporte aéreo. A Madeira e o Porto Santo terão, em conjunto, entre voos regulares e fretados das três companhias que estão na rota (TAP, SATA Internacional e EasyJet) um total de cerca de 120 voos semanais oriundos de Lisboa e do Porto no período alto, entre Junho e Setembro.

As campanhas desenvolvidas pelas SRTT, quer através da telenovela da TVI, que tem ocupado um horário nobre na casa dos portugueses ao longo dos últimos meses, com boas quotas de audiência, e toda a campanha de publicidade lançada através de outros meios institucionais, está a contribuir para que, em ano de menos recursos financeiros, os turistas nacionais possam optar por destinos dentro do território e, consequentemente, pela Madeira.

Não podemos ignorar também o grande apoio e ajuda que algumas revistas, quer as de carácter generalista, quer outras mais especializadas, nomeadamente em viagens e lazer, têm dado nos últimos tempos, publicando reportagens sobre a oferta hoteleira da Madeira e, duma forma muito particular, sobre as belezas da ilha e os programas disponíveis no mercado, capazes de cativar o interesse dos potenciais visitantes.


DN Madeira

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