sábado, 25 de abril de 2009

Já foi encontrado um dador para o Rodrigo

A medula óssea será doada por uma senhora alemã que é 100% compatível
Data: 25-04-2009

A informação oficial foi comunicada na tarde de ontem a Pedro e Orvídia Sousa: foi encontrado um dador para o Rodrigo. Segundo o comunicado aos pais do bebé madeirense que, quase desde o nascimento, se debate com uma leucemia linfoblástica aguda, o dador é uma senhora alemã que é 100% compatível com o Rodrigo.

Depois de vários meses de análises e tipagens genéticas, de testes de compatibilidade realizados aos dadores da Região e de todo o país, a busca avançou para o 'campo' internacional. "Sabíamos que estavam a ser feitos testes mais aprofundados", admite Pedro Sousa. "A expectativa era muita". Mas a espera trouxe bons resultados. As autoridades nacionais (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão - CEDACE) já entraram em contacto com a autoridade local alemã e a dadora foi contactada, tendo desde logo aceite doar medula ao bebé madeirense.

Na tarde de ontem, os pais do Rodrigo, que têm estado sempre ao lado do filho no Instituto Português de Oncologia em Lisboa, mal conseguiam conter a felicidade por ter sido encontrado um dador, especialmente sendo 100% compatível com o filho.

O próximo passo será marcar o dia do transplante, provavelmente para a segunda metade do próximo mês de Maio. O processo não é simples e quem decide a data da doação é o dador. Além disso, a recolha será feita na Alemanha, o que implicará um planeamento cuidado e uma conjugação de esforços entre os vários envolvidos. Depois, as células da nova medula serão transplantadas para o corpo do Rodrigo.

Pedro Sousa explica que o transplante não significa porém a cura da leucemia linfoblástica que afecta o Rodrigo. "O transplante é uma via para a cura", esclarece. Os médicos esperam que a nova medula consiga coordenar toda a produção hematológica (glóbulos brancos e vermelhos e plaquetas) e que os novos glóbulos brancos consigam substituir aqueles que mesmo 'deficientes' tenham sobrevivido aos efeitos dos vários tratamentos de quimioterapia já realizados.

"Será uma recuperação melindrosa", revela o pai do Rodrigo. "Estaremos sempre na expectativa". Mas agora, mais do que nunca, é forte a convicção de que o filho, a quem foi diagnosticada uma leucemia seis semanas após ter nascido em 7 Julho de 2008, vai conseguir ultrapassar com sucesso mais esta fase do tratamento. "O Rodrigo tem provado ao longo destes oito meses que é um lutador." A fé de Pedro e de Orvídia no filho de nove meses e meio, o primeiro e único do casal, continua inabalável.

E com a chegada da boa notícia, Pedro Sousa, em nome do filho, aproveita para agradecer a todos os que apoiaram o Rodrigo nestes meses difíceis. Familiares, amigos, colegas, entidades públicas e privadas, são muitos aqueles a que querem agradecer, mas uma palavra especial é dada aos quase 4 mil madeirenses que desde o final de Janeiro se tornaram dadores de medula na tentativa de ajudar o Rodrigo, numa inigualável corrente de solidariedade.

Embora não tenha sido encontrado um dador 100% compatível na Região para o bebé, Pedro, em nome do filho, pede para que os madeirenses não esmoreçam e que continuem a se tornar dadores de medula óssea. "Não desistam, não baixem os braços", apela. Embora o Rodrigo já tenha encontrado um dador, muitos outros 'Rodrigos', crianças, jovens e adultos, da Madeira, do continente e de todo o mundo, continuam à espera de alguém compatível. Virar as costas não é solução.

DN Madeira

8 comentários:

  1. eu tambem fui dar sangue para o rodrigo sou da madeira nao foi o meu mas fikei muito felix ao saber k nosso bebe ja tem alguem k o salve xamo me ana paula muitos parabens para o rodrigo e tambem para os pais e tambem para a senhora felizarda k o salvou bebe espero k agora vivas muitos e muitos anos sou de santo antonio travessa do pico do cardo n 19 9020 249 funchal

    ResponderEliminar
  2. Não tenho palavras.... estou tão feliz!!! Na Madeira encontrei o tio do Rodrigo e desde aí nunca me esqueci deste pequenino!!!

    ResponderEliminar
  3. É neste momento que todos sentimos vontade de um dia nos baterem à porta, como bateram à porta da senhora alemã...
    Já estou inscrito como dador de medula há alguns anos, e é isso que sinto.
    Um exemplo de uma dádiva de vida a que todos podemos e devemos ser candidatos.

    CS

    ResponderEliminar
  4. Graças a Deus!!! Estes pais são únicos. Eu vi a mãe do Rodrigo com folhetos na mão a entregar a quem passava, a pedir por um dador. Foi sem dúvida o amor destes pais que por milagre conseguiram salvar o seu filho. Que este casal sirva de exemplo para muitos outros que a esperança é a última a morrer e que o amor e a fé vence TUDO.

    ResponderEliminar
  5. Como estará o Rodrigo??

    ResponderEliminar
  6. A ultima noticia que saio sobre ele foi em 7 de Julho e era sobre a Celebração do seu 1º aniversario que seria celebrado ainda no IPO de Lisboa , na noticia diziam que ele estava a melhorar, apartir dai não saio mais nada .

    Mais se houver alguma noticia colocarei no blogue.

    ResponderEliminar
  7. o pequeno Rodrigo faleceu... :(

    ResponderEliminar
  8. vi no Telejornal da RTP Madeira e nem queria acreditar .

    ResponderEliminar

Não serão aceites comentarios de anonimos