sexta-feira, 17 de abril de 2009

10 milhões de euros para novas ruas na Penteada


São dez arruamentos e três novas pontes sobre a Ribeira de São João

Data: 17-04-2009



Está no terreno mais uma fase do plano de infra-estruturas viárias do Tecnopolo. A empreitada de "Construção das Infra-estruturas Gerais do Madeira Tecnopolo - 3ªFase" avança uma vez resolvidos os problemas de expropriação de alguns terrenos. Alguns adquiridos pela via do direito privado.

O dono da obra é a Secretaria Regional do Equipamento Social (SRES), através da Direcção Regional de Edifícios Públicos, e a empreitada está a cargo de um consórcio liderado pela Zagope.

Mas é a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento que tem vários projectos para a zona, casos do Pavilhão Multiusos, Casa da Música e Centro de Ciência Viva.
O plano global é constituído por 10 arruamentos (num total de cerca 3.100 metros), incluindo uma rotunda. O destaque vai para duas vias estruturantes, ao longo da ribeira de São João, uma das quais já concluída, tal como as ligações ao complexo de piscinas olímpicas da Penteada.

Para além destas ruas, a empreitada inclui três obras de arte de travessia sobre a ribeira (pontes). Contempla ainda uma série de pequenos arruamentos estruturantes que, numa zona de elevada concentração populacional, permitirão a concretização de todas as infra-estruturas de águas, esgotos, drenagens, electricidade e comunicações e possibilitam, sobretudo, a implantação de equipamentos do Plano de Expansão do Tecnopolo.

Quando tudo estiver concluído será mais fluído o tráfego entre o Tecnopolo e a saída para a Avenida da Madalena, junto às piscinas, e uma nova ligação ao Caminho da Penteada, um pouco mais a norte da actual.

Com um custo global de cerca de 10 milhões de euros - dos quais faltam agora executar cerca de 2,5 milhões -, a obra da SRES contemplou ainda passagens hidráulicas para salvaguarda dos pequenos ribeiros que existem na zona, vários muros de suporte e a criação de taludes para concordâncias entre os arruamentos e a área envolvente.

Relativamente ao Tecnopolo, o plano de expansão prevê uma área total de 42 hectares, distribuídos por zonas como a Universidade, o Centro Internacional de Feiras e Congressos (CIFEC), a Incubadora de Empresas, as Empresas de Investigação Tecnológica (CITMA), as áreas comerciais. Estarão enquadrados no Plano de Expansão a Piscina Olímpica, o Museu de Ciência e Inovação, o Pavilhão Multiusos, e o Arquivo e Biblioteca Regional.

Diz a SRES que "numa próxima fase, os trabalhos implicarão melhoramentos na rotunda existente junto ao fim da Avenida da Madalena com o Caminho dos Álamos e o alargamento deste último até ao Beco dos Álamos, junto às Piscinas Olímpicas".


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos