segunda-feira, 13 de abril de 2009

Festa da Flor sai à rua com mil figurantes

“O Principezinho” de Saint-Exupéry dá o mote ao grande cortejo deste ano onde predominam os tons de vermelho







Começou a contagem decrescente para a realização de mais uma edição da Festa da Flor, um dos grandes cartazes turísticos da Madeira. O certame está agendado para o fim-de-semana de 25 e 26 deste mês. Um dos momentos altos é o grande cortejo que vai sair à rua no domingo, dia 26, no qual irão desfilar mil figurantes. A maior parte são crianças, não fosse esta a festa dos mais pequenos.
O JORNAL da MADEIRA conseguiu contactar com sete dos nove grupos que, habitualmente, integram este cortejo e pôde constatar que os trabalhos estão a decorrer bem e que as pessoas estão empenhadas. Espera-se muita criatividade, muita cor, alegria e entusiasmo.
Estes preparativos estão a ser feitos ao sabor da história d'O Principezinho, o romance de maior sucesso do aviador e escritor francês Saint-Exupéry, conforme sugestão da Secretaria Regional de Educação e Cultura.
O grupo “Chico e Companhia” vai sair com 150 figurantes, a maioria dos quais são crianças, que vão desfilar ao sabor da música dos Enigma, “Return to the innocence”. Francisco Dias, responsável máximo pelo agrupamento adiantou ao JM que nos fatos vão predominar os tons vermelho e bordeaux. O carro alegórico vai ser devidamente engalanado com muitas rosas onde os modelos vão imitar flores.

Caneca furada ao sabor da valsa

A Caneca Furada, também, vai marcar presença onde uma valsa vienense vai marcar o desfile dos 130 figurantes. No carro alegórico vão surgir crianças entre os três e os cinco anos. No chão, seguem crianças a partir dos cinco até jovens de 20 anos. A abrir o desfile deste grupo vai estar um grupo de pássaros a dançar juntamente com o principezinho. Logo atrás surge o carro alegórico com o pequeno príncipe no pequeno planeta e muitas flores, a partir do qual se encontra a observar o pôr-do-sol. Segundo nos adiantou a dona Ferdinanda, a terceira ala surge com um grupo das belas flores vulgarmente denominadas maravilhas , de cor amarela e laranja, onde 50 figurantes dançam a par de alguns principezinhos. Os tons dos fatos coincidem com as cores das flores.
Logo atrás vem outro grupo de 20 figurantes vestidos de botões de rosa, por entre um principezinho. A Caneca Furada fecha com um grupo de rosas já abertas.

Geringonça integra aposta em artistas regionais

A Associação Geringonça escolheu uma parte da história para desfilar ao escolher como sub-tema “O planeta da harmonia”, devidamente recriado por Rúben Freitas. O grupo surge com 160 figurantes, a maior parte são crianças que vão desfilar ao som de uma música original criada para o efeito. A letra é da autoria de Francisco Fernandes e a música do jovem artista Michael Teixeira. O tema vai ser interpretado pelo duo Vânia Fernandes e Luís Sousa. A Associação Geringonça surge com dois carros alegóricos. Xavier Barros adiantou ao JM que no carro principal surge o cenário principal, com o planeta e o avião do principezinho. Surge, ainda, o principezinho e o rei, nesta história. Haverá uma mistura de cores dada pelas diferentes flores e novas técnicas.
A coreografia está a cargo de Paulo Marques, para todas as alas onde participam rapazes, raparigas e mães com crianças em carrinhos de bebé. Uma das particularidades deste grupo é o facto de levar nas suas fileiras um grupo de crianças portadoras de deficiência, oriundas do CAO.
Um dos carros alegóricos surge na frente, o segundo fecha o desfile deste grupo. O ritmo será marcado por uma música que fala da Associação Geringonça e da história do Principezinho.

Fábrica de Sonhos para crianças

Outro dos participantes no cortejo da festa da flor deste ano é a Fábrica de Sonhos, com 200 crianças e jovens. É o grupo com mais figurantes onde o limite de idades é os 20 anos porque, conforme referiu Maria José Pita, as crianças “são rainhas da festa” e, desta forma, é possível realizar o sonho de muitas delas, o de participarem na festa da flor.
A exemplo dos restantes grupos, vai presentear o público madeirense, e não só, com um carro alegórico, com 40 crianças, com idades entre os dois e os cinco anos, onde será reconstituído um avião. O principezinho vai surgir por entre as orquídeas e proteias, onde predominam os tons rosados e branco. Será reservada uma parte para as rosas.
De acordo com a responsável, as crianças e jovens vão estar vestidos com diversos tons desde vermelho, verde, rosa-choque. A Fábrica de Sonhos vai desfilar ao som da nova versão do tema “The best friends”, do filme Madagáscar.

Veteranos da Folia levam uma princesa


Os Veteranos da Folia é outro grupo que vai dar cor a esta festa, com os seus 120 figurantes distribuídos por quatro alas. Os fatos, ainda, estão a ser preparados mas a dona Arminda adiantou ao JM que os figurantes irão vestidos com tecidos leves, a aposta é nos tons de verde claro e verde escuro e amarelo. No carro alegórico seguem crianças até aos quatro anos. Aqui, o príncipe não se sentirá só porque vai ser acompanhado por uma princesa. No desfile, propriamente dito, a caminhar seguem crianças a partir dos seis anos até jovens no máximo com 25 anos.
Vão dominar, sobretudo, as orquídeas, os antúrios e outras flores da estação que irão guarnecer o carro.
Vai surgir um grupo de meninas vestidas de raposinhas e umas colunas com pombas. A dança far-se-à ao sabor de uma das músicas do conceituado artista Stevie Wonder.
Mas a criatividade não se fica por aqui. Este grupo reserva uma surpresa para o público.

Fura Samba recria final diferente

Com perto de 170 elementos, o Fura Samba, também, promete não defraudar as expectativas. Orlando Vieira é o criativo que deu azo a uma recriação da conjuntura que marcou a vivência de Saint-Exupéry, que morreu no decorrer da II Guerra Mundial, cujo corpo nunca chegou a aparecer. Orlando Vieira procurou dar um final diferente à história, em que o príncipe renasce com o autor.
A música que vai marcar o passo será o tango, cujo estilo estava muito em voga por ocasião da II Guerra Mundial, em França, com o tema Coruna Cabeza, da autoria do famoso Carlos Gardel, que morreu no mesmo ano que Saint-Exupéry. Na abertura surgem 20 pares que irão dançar o tango ao longo do desfile. São todos amadores que ao longo dos últimos meses têm ensaiado por forma a fazerem os saltos característicos neste tipo de dança.
Este grupo surge com elementos a partir dos quatro anos até aos 50 anos, sendo 75% dos figurantes crianças. Os tons dos fatos e do carro serão, basicamente, vermelhos, bordeaux, roxo e verde-água. As flores serão, predominantemente, rosas vermelhas, margaridas e orquídeas.

Turma do Funil e o Baile da Amizade


A Turma do Funil vai integrar o cortejo da Festa da Flor com 121 elementos, com um sub-tema “O baile da amizade”. Catarina Atanásio, que surge dentro de uma rosa, vai interpretar o tema principal, que será intercalado com uma marcha americana.
A coreografia está a cargo de Cecília Atanásio. Na primeira ala surge um grupo com bordado Madeira, pintado nos vestidos. A segunda ala surge com rosas do principezinho e a terceira com um baile de orquídeas.
No carro alegórico segue um bebé de nove meses, acompanhado com mais 20 crianças, com idades entre os quatro e os seis anos e o príncipe. Os tons predominantes são o pérola, limão, azul e bordeaux.
No cortejo seguem cinco raparigas que irão tomar conta das crianças. João Atanásio, um dos responsáveis pelo grupo explica que a aposta recaiu sobre as crianças.
É, pois, sobretudo com crianças que, mais uma vez, sai às ruas do Funchal mais um cortejo da Festa da Flor. As crianças, elas próprias, são flores vivas por entre as demais.

Le Petit Prince, conhecido como O Principezinho em Portugal e O Pequeno Príncipe no Brasil, é um romance de Antoine de Saint-Exupéry publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialectos, incluindo o aranês, o amazigh e o xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Em Portugal, "O Principezinho" integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 3.º Ciclo do Ensino Básico. No Japão existe um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos