sexta-feira, 24 de abril de 2009

Barcos de São Lázaro com novo estaleiro

Novas infra-estruturas serão inauguradas na próxima segunda-feira





A zona da ponte de São Lázaro, logo à entrada do porto do Funchal, na Avenida Sá Carneiro, deverá ser alterada muito em breve. De acordo com as informações que recolhemos junto do secretário regional do Equipamento Social, Luís Santos Costa, as embarcações de recreio, que usavam aquele estaleiro, deverão passar a utilizar as novas instalações em Água de Pena para procederem às habituais revisões.
O novo estaleiro para embarcações de recreio de Água de Pena, uma obra da responsabilidade da Secretaria Regional do Equipamento Social, será inaugurada na próxima segunda-feira pelo chefe do Executivo madeirense. A cerimónia, de acordo com a informação que nos foi facultada, está agendada para as 18h00.
De acordo com o secretário regional este empreendimento, que representa um investimento público superior a 2,7 milhões de euros, trata-se de uma obra que vem dar um aproveitamento àquela área, uma plataforma que fica por baixo da pista do Aeroporto Internacional da Madeira, onde está instalado, também, o parque desportivo de Água de Pena».
Este estaleiro, tal como recordou o secretário regional do Equipamento Social, vem também substituir o estaleiro que tem vindo a funcionar, até agora, em São Lázaro, mas que, por força das obras de remodelação do porto do Funchal, terá que sair dali. E, nessa medida, o Governo inscreveu no seu programa a realização desta infra-estrutura, justamente, com essa finalidade».

Novo estaleiro com melhores condições


Por isso, acrescentou Luís Santos Costa, «logo que estejam reunidas as condições, porque, entretanto, foi aberto concurso público para a gestão daquele espaço, passará a funcionar, lá, o estaleiro».
Luís Santos Costa refere ainda que o novo estaleiro oferece uma maior capacidade para acolher embarcações que em São Lázaro, dispondo de quase quatro vezes a área onde funciona actualmente. Além de ter ainda a vantagem de ser “coberto”, uma vez que está situado por baixo do Aeroporto Internacional da Madeira, cuja pista acaba por funcionar como um “abrigo”.

Exploração concedida dentro de 60 dias

O novo estaleiro de embarcações de recreio de Água de Pena, que deverá ser inaugurado na próxima segunda-feira, deverá depois ser dado à exploração de privados, através de concurso público a lançar em breve.
De acordo com o secretário regional do Equipamento Social, dentro de, sensivelmente, 60 dias, o novo estaleiro deverá ser possível entrar em funcionamento.
Depois, quando as embarcações tiverem de ser reparadas poderão fazê-lo nos novos estaleiros. Luís Santos Costa diz que não haverá necessidade de proceder à transferência de qualquer tipo de equipamento, dado que o empreendimento em Água de Pena está dotado de todas as condições necessárias.
Quanto às embarcações que possam estar abandonadas na zona de São Lázaro, o secretário regional do Equipamento Social diz que serão adoptadas as medidas previstas na lei, à semelhança do que acontece, por exemplo, com os veículos “esquecidos” na via pública.
Por outras palavras, esclareceu Luís Santos Costa, os estaleiros «não são para funcionar como depósito de barcos. É um estaleiro de reparação de embarcações. Se se verificar que há embarcações abandonadas, ela terão o tratamento adequado, em função do que está previsto na lei


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos