terça-feira, 21 de abril de 2009

Plano de Pormenor do Castanheiro (Funchal)

Sobre o Plano do Castanheiro no DN Madeira de 12-03-2008 veio isto:

....
grande remodelação do quarteirão far-se-á no seu interior, passando agora despercebida a quem passa nas Ruas. Mas é nesse espaço 'invisível', que compreende uma extensa área de logradouros dos edifícios que confinam com as Ruas das Pretas, Câmara Pestana, São Pedro e Castanheiro, que haverá mudança urbanística de vulto. João Rodrigues explica que os prédios que confinam com as Ruas devem preservar as fachadas , sem aumento de alturas. Podem, no entanto, crescer para o interior, onde será construída uma praça com acessos pedonais a partir das várias Ruas, com esplanadas e áreas comerciais. À volta da praça, está prevista construção que se liga aos edifícios que comunicam com o exterior, não sendo possível ir além dos cinco pisos. Ainda na praça, na cave, será criado um parque de estacionamento público rotativo com 280 estacionamentos, de acesso pelo Castanheiro.

Do Plano consta ainda a criação de uma zona de comércio e serviços ao nível do piso que fica à cota da praça. Os pisos superiores estão reservados a zona habitacional e poderá ainda existir uma área destinada à hotelaria, provavelmente um hotel de cidade.

João Rodrigues procura sumariar a intervenção no Castanheiro desta forma: "Para o exterior, trata-se de uma recuperação dos edifícios antigos, mas a mudança é total no interior, até porque o retorno do investimento dos particulares faz-se para dentro"........



Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos