sexta-feira, 24 de abril de 2009

Governo compra prédio para centro de saúde

Novo edifício fica localizado em Câmara de Lobos e também acolherá o lar para idosos







A Secretaria Regional dos Assuntos Sociais abriu um procedimento administrativo para adquirir um imóvel que reúna as condições necessárias para receber o centro de saúde e o lar . Em vez de construir um novo imóvel, a SRAS optou, face à urgência da resolver a situação, por comprar um edifício que se adapte ao fim pretendido.
Neste momento, segundo a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, estão a ser estudadas várias propostas, se bem que, tal e qual o JM apurou junto de outra fonte, o imóvel escolhido deverá ser o chamado “Edifício de Cristal”, em plena cidade de Câmara de Lobos.
Aliás, o procedimento apenas abrange edifícios já concluídos ou a concluir muito em breve e que estejam situados na cidade de Câmara de Lobos.
No piso inferior, ficará o centro de saúde, enquanto que nos pisos superiores será localizado o lar para idosos.
O programa funcional para a ampliação do centro de saúde contempla oito áreas de intervenção: saúde familiar, consulta aberta, saúde pública, apoio à comunidade, reabilitação, cuidados continuados, administração e apoio geral.
A Unidade de Saúde Familiar deverá organizar-se em dois módulos de seis gabinetes médicos e seis gabinetes de enfermagem. Naquele unidade desenvolver-se-ão actividades de Planeamento Familiar, de Saúde Materna e Revisão do Puerpério, de Saúde Infantil e de Cuidados Básicos de Saúde (para adolescente, adulto e mulher).
Por outro lado, a criação de um espaço para “consulta aberta” visa alargar o período de funcionamento do centro de saúde, disponibilizando a população do concelho serviços distintos, tais como consultas de clínica geral, consultas de de enfermagem, tratamentos, pequenas cirurgias, entre outros cuidados de saúde, durante os dias úteis, entre as oito e as vinte horas, e aos sábados, das oito às 15 horas.
A Unidade de Saúde Pública da Zona Oeste, também instalada no Centro de Saúde, coordenará seis unidades operativas (Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz e São Vicente).
Por outro lado, a unidade de apoio à comunidade visa elaborar projectos de educação para a saúde, participar na recuperação e reabilitação dos utentes e acompanhar os utentes internados em lares e outros similares, em articulação com a unidade de cuidados continuados, também a implementar naquele espaço.
Finalmente, temos a Medicina Física e Reabilitação, que também vai funcionar de complemento à unidade de cuidados continuados.

Lar acolhe 44 idosos em 18 quartos


O novo lar para idosos, que funcionará no mesmo edifício do centro de saúde, embora nos pisos superiores, terá capacidade para albergar 12 quartos individuais e 16 duplos, ou seja acolhendo 44 utentes.
O Lar terá uma área de acesso, uma área da direcção e secretaria (com gabinetes de direcção, técnico e administrativo e sala de reuniões), uma área para instalações do pessoal (com sala) e uma área de convívio e actividades (com sala de estar e sala de actividades).
A unidade terá também uma área de refeições e uma outra de serviços. Isto para além de lavandaria e arrecadações para diversos fins.
Na área de quartos, para além dos doze “single” e dos 16 duplos, teremos uma sala de estar com copa, uma sala de estar sem copa, uma zona de sujos, instslações sanitárias, arrecadação/rouparia.
Finalmente, na área de saúde, existirá um gabine médico com lavatório, uma gabinete de enfermagem com pia hospitalar e instalações sanitárias com duche.
No projecto estará ainda comtemplado um espaço destinado a estacionamentos.
Os quartos terão instalações sanitárias próprias, com acesso privado. Haverá ainda um gabinete de saúde, uma sala de tratamentos e uma lavandaria.
O total de área a utilizar será de 904,5 metros quadrados, incluindo espaço para estender roupa. e instalações sanitárias.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos