terça-feira, 7 de abril de 2009

Sol vai valer 8% da energia necessária no Porto Santo


CENTRAL FOTOVOLTAICA A INSTALAR NA ILHA VAI PRODUZIR 2 MW.

Data: 07-04-2009



Porto Santo vai beneficiar de um importante investimento, com a Isohidra-Sistemas de Energia Renovável, a instalar na ilha do Porto Santo uma Central Fotovoltaica que vai permitir produzir 2 MW de energia.

Não se conhecendo ainda todos os detalhes deste importante investimento, o DIÁRIO sabe que a empresa já encetou contactos avançados com o Governo Regional, bem como com a Empresa de Electricidade da Madeira, a entidade que nos termos da legislação em vigor está obrigada a comprar toda a energia produzida.

De acordo com os elementos apurados, o projecto levará à instalação de painéis com capacidade de 160 Wp cada, perfazendo um total de 2 MW. A sua instalação far-se-á num terreno a Nordeste do campo de golfe, numa área equivalente a dois campos de futebol, por detrás do aeroporto.

SIRAM vende quota

Embora a licença esteja emitida a favor da Isohidra, apurámos que esta tem como parceiro uma empresa liderada por Marques Mendes (Nutroton Energias), uma sociedade que resulta da fusão de activos da SIRAM-Energia, da JVC e da Nutroton na área das renováveis, tendo o grupo madeirense vendido recentemente a sua participação. Refira-se que o universo da Nutroton Energias implica investimentos da ordem dos 120 milhões de euros Será, pois, este grupo de empresas que deverá investir cerca de 12/15 milhões de euros no projecto no Porto Santo, tornando-se este uma das grandes referências da produção nacional de energia a partir do sol.

A instalação desta central vai permitir reduzir em 3,1 GWh a produção de energia a partir do fuel, o que representará uma importante economia nos custos, como e sobretudo na emissão poluente de cerca de 4 mil toneladas de CO2.

A aposta da empresa é sustentada em vários estudos, com destaque para o facto de a ilha do Porto Santo registar valores de insolação muito elevados, da ordem das 2.400 horas/ano.

O mês com maior insolação é Agosto - próximo das 250 horas - e o menor foi Dezembro, onde se pode verificar uma exposição solar acima das 130 horas, Quanto ao conforto térmico, este é caracterizado como óptimo entre Dezembro e Abril, moderadamente quente nos meses de Maio e Novembro e quente de Julho a Outubro.

Destaque-se o facto de a Empresa de Electricidade da Madeira garantir, no Porto Santo, a produção de 38 Gwh de energia. A partir da central térmica do Porto de Abrigo, os quatro grupos geradores têm capacidade para produzir 17,28 MW. A ilha beneficia de 1,11 MW de potência instalada a partir de um grupo de eólico.

A instalação desta nova central vai tornar a ilha menos dependente da produção térmica (86%), passando a solar/fotovoltaica (8%) a ter um peso significativo, superior à eólica (6%).

Recorde-se que Portugal tem a maior central fotovoltaica do Mundo com uma capacidade instalada de 46 megawatts (MW), que produz 93 milhões de kilowatts/hora (kWh) por ano, valor que equivale ao consumo de mais de 30 mil famílias, evitando a emissão de 89.383 toneladas anuais de dióxido de carbono (CO2).

Aposta no Caniçal
A Nutroton Energia tem licenciada a instalação de uma outra central na Madeira, que em princípio deverá ficar no Caniçal e terá capacidade para produzir 6 MW de energia a partir do sol.

Tal como já tinha vindo a público, a empresa liderada por Marques Mendes tem em fase a elaboração final de um investimento avultado numa central de biomassa, com capacidade de 8 MW.


(Texto e Foto DN Madeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos