sábado, 25 de abril de 2009

Porto Moniz vai ter rampas de lançamento de parapente

Concelho quer aliar a prática desportiva radical às infra-estruturas existentes
Rampas de parapente no Porto Moniz






(Bruno Pimenta in Olhares)




A Câmara Municipal do Porto Moniz vai adquirir terrenos nalguns pontos estratégicos do concelho para construir rampas de lançamento de parapente.
Com a criação destas rampas, aquela autarquia tem como objectivo aliar esta prática desportiva radical (e outras que possam surgir) às infra-estruturas já existentes, tais como o Aquário, o Centro de Ciência Viva e as piscinas, e aos recursos naturais - Laurissilva e mar - de modo a que o concelho possa dispor de uma oferta mais diversificada e, consequentemente, possa atrair cada vez mais visitantes.
Segundo adiantou ao JORNAL da MADEIRA o presidente da edilidade local, já foram mantidas reuniões com a Federação Portuguesa de Voo Livre - Parapente e Asa Delta e com a Associação de Voo Livre da Madeira «no sentido de desenvolver aqui dois ou três sítios de lançamento de parapente».
Neste sentido, Gabriel Farinha refere que a Câmara está neste momento a ver os terrenos para comprar e construir as referidas rampas. De acordo com o nosso interlocutor, uma rampa ficará situada na Ribeira da Janela, junto ao futuro miradouro da Eira da Achada (neste caso já está confirmada a venda do terreno), uma será implantada nos Lamaceiros está a ser pensada a construção de uma rampa nas Achadas da Cruz. O Seixal, por seu turno, será um ponto importante em termos de aterragem.

Câmara apoia realização de Torneio em Junho e de “Meeting” em Outubro

A Câmara Municipal do Porto Moniz decidiu atribuir um apoio financeiro de 2.500 euros para a realização do Torneio de Parapente do Porto Moniz (que constitui a quarta prova do Campeonato da Madeira de Parapente) e outro igual para a realização do “V Meeting de Parapente da Madeira”, iniciativas organizadas pela Associação de Voo Livre da Madeira juntamente com o Clube Naval do Seixal.
O Torneio de Parapente do Porto Moniz contará com cerca de 40 participantes, dos quais quatro do concelho, e irá decorrer nos dias 20 e 21 de Junho. Já o “V Meeting de Parapente da Madeira” realiza-se entre os dias 1 e 5 de Outubro, com a participação de cerca de 100 praticantes regionais, nacionais e internacionais).
Para cada um dos eventos, a autarquia decidiu atribuir um apoio de 2.500 euros, tendo em conta a importância que ambas as iniciativas assumem na divulgação do concelho e pelos efeitos multiplicadores que podem ter para o comércio e para a economia local.
O facto de o Porto Moniz dever afirmar-se «como um pólo estimulador e agregador dos desportos radicais e de natureza» é outra das razões para a atribuição dos referidos apoios.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos