quarta-feira, 22 de abril de 2009

“Agricultura na Madeira tem um grande futuro”





A O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais assegura que a agricultura na Madeira “tem um grande futuro”. Esta garantia foi dada, ontem, por Manuel António Correia, na Escola Secundária Francisco Franco, onde foi convidado a falar sobre “A agricultura madeirense - Que desafios’”, no âmbito de uma conferência promovida pelo Clube de Ecologia Barbusano.
O governante procurou estimular os jovens alunos para que se interessem pela agricultura porque é fundamental em termos económicos, ambientais e sociais e encerra oportunidades e apoios únicos, em comparação com os demais sectores económicos da Região.
Contudo, advertiu que este interesse não deve descurar a aposta na formação académica tendo reiterado que é necessário que haja cada vez mais pessoas formadas para fazerem face ao mundo competitivo.
A Madeira dispõe, actualmente, de 205 milhões de euros para investir na agricultura, até 2013. O apoio financeiro pode chegar aos 65% do total do investimento. Ou seja, em cada 100 mil euros, as pessoas recebem 65 mil euros a fundo perdido, sem qualquer contrapartida, o que não acontece em mais nenhum sector económico, advertiu.
No caso dos jovens agricultores pode, ainda, acrescer um prémio aquando a primeira exploração, que pode ir até os 55 mil euros.
“São oportunidades únicas que devem ser aproveitadas”, frisou, ao advertir que “a agricultura não deve ser olhada como uma actividade dos avós, dos antepassados”.
Pelo contrário, afirmou, “também é para os filhos e netos, agora com esta diferença, com qualidade de vida, com um bom rendimento, e não como no passado em que a actividade era maior mas as pessoas eram autenticamente escravizadas”.
O objectivo é ter “um sector com qualidade de vida e rendimento, pelo menos tão bom como os outros sectores económicos e com apoios ainda melhores”, adiantou.
A “Agricultura madeirense - Que desafios?” deu azo a uma exposição de trabalhos resultantes de um concurso, a qual está patente na Francisco Franco até o próximo dia 30.
O concurso surgiu no âmbito do plano anual de actividades da escola, que decorre sob o tema “Património natural e cultural”, através do qual o clube convidou os interessados a interiorizar a temática, de acordo com a leitura atenta da paisagem madeirense.
As actividades encerraram com a actuação do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos