quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cimber-Sterling continuará voo de Copenhaga no Verão

Tráfego turístico dos países nórdicos dá indicações de recuperação
Data: 04-02-2010





O mercado nórdico dá sinais de retoma para a Madeira. É a conclusão a que chegam alguns agentes de viagens e hoteleiros madeirenses que percorreram algumas das mais importantes feiras que se realizaram neste início do ano nos três países da Escandinávia e na Finlândia. Por acontecer está a TUR de Gotemburgo, na Suécia, (abre a 19 de Março) que é também importante, mas que não deverá alterar o cenário, já que o mercado sueco é o único desses quatro que ainda não mostra sinais de recuperação.

O madeirense Oto Oliveira, coordenador do Turismo de Portugal para os mercados nórdicos, confirmou ao DIÁRIO que as perspectivas são boas, no caso de Portugal, em geral, e da Madeira, em particular. Com excepção da Suécia, onde a queda da coroa continua a preocupar o mercado, as previsões são de retoma e de crescimento do tráfego turístico, ajudado pelo lançamento de algumas operações aéreas que disponibilizaram mais lugares para a Madeira. Mesmo assim, em relação à Suécia, de onde as notícias não são tão animadoras, há a esperança de que o voo directo Madeira-Estocolmo, lançado pela SATA Internacional, possa recuperar algum do movimento que se tem perdido nos últimos meses dada a redução de produção dos operadores turísticos, sem quantidade para contratarem mais voos 'charters'.

A Dinamarca é o mercado que está a apresentar maior crescimento. Há a registar a boa notícia de que a Cimber-Sterling irá continuar na temporada de Verão o seu voo regular entre Copenhaga e a Madeira (ver destaque), dada a previsão de boas ocupações. O operador 'Portugal Burreaut', no mercado há cerca de quatro anos tem aumentado a sua produção para o nosso País, com destaque para a Madeira e para os Açores. Tem comprado lotes de lugares nos voos regulares da SATA Internacional e da Cimber-Sterling que lhe garante sem grandes preocupações ter disponibilidade de reservas.

As notícias que chegam da Noruega também são boas. Há procura e clientes e os voos satisfazem o mercado. Há novos negócios em perspectiva para a Madeira e poderão surgir novos operadores ainda durante o corrente ano.

Na Finlândia, depois de um ano que não foi bom para ninguém, há indicações de retoma. Vai ser um bom ano para Portugal e para a Madeira. No caso da 'Tjaereborg' (Grupo Thomas Cook) as reservas para a Região Autónoma estão a decorrer muito bem.

O grupo 'Primera Travel', que integra diversos operadores nórdicos ('Brava Tours' na Dinamarca; 'Solresor' na Suécia; 'Solia' na Noruega e 'Lomamatkat' na Finlândia) tem dado boas indicações e o representante do Turismo de Portugal está certo de que este ano haverá aumentos de produção para o nosso País, nomeadamente para a Madeira. Este grupo que tem a sua própria companhia aérea, com uma frota de seis aviões Boeing 737 de Nova Geração, realiza alguns voos para a Madeira de cidades nórdicas.

Falta promoção


Em ano de retoma nalguns países nórdicos, onde os orçamentos familiares começam a dar sinais de recuperação ou de alívio de encargos mais pesados, o interesse dos consumidores volta a centrar-se nas férias. Os analistas são da opinião de que não será ainda este ano ou no próximo que se recuperarão os índices de viagens de 2008, mas a verdade é que escandinavos e finlandeses não resistirão aos bons hábitos de viajar para destinos de sol e praia. na rota do Sul, a ilhas atlânticas são opções tentadoras. Os agentes falam de que é preciso mais promoção, o que não é fácil em tempo de pouco dinheiro. Na Europa do Norte a Madeira até já enfrenta a concorrência dos Açores, este ano com mais agressivos e com mais dinheiro para elevar a sua notoriedade.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos