Intercâmbio entre ilhas visa o aumento das relações comerciais
Data: 11-07-2009
Concluído ontem o encontro que levou o vice-presidente do Governo Regional e uma comitiva de madeirenses às Canárias, fica o compromisso dos canarianos visitarem a Madeira até ao final deste ano.
Mais do que um intercâmbio para promover ambos os arquipélagos, estas reuniões visam abrir caminho para o incremento das relações turísticas e comerciais que podem culminar com o aumento das exportações entre as duas ilhas. Da parte dos Executivos regional e canariano há uma vontade expressa de cimentar uma proximidade entre os mercados, mas a chegada à meta depende dos investidores. Por isso, o encontro que terminou, ontem, reuniu representantes de sectores como os transportes, o comercio e os assuntos fiscais.
Em território espanhol, Cunha e Silva lembrou a evolução no sector dos transportes que conta agora duas companhias aéreas a operarem na linha Madeira/Canárias e com o navio ARMAS.
O vice-presidente do Governo Regional defende a implementação de "uma estratégia comum que defenda ambas as regiões e as salvaguarde em relação ao futuro".
Já José Soria, o número dois do Executivo de Canárias, entende que há "um enorme potencial para o comércio entre os dois arquipélagos", embora o aproveitamento dessa mais-valia esteja ainda muito abaixo das expectativas.
Soria acredita que os intercâmbios em curso podem contribuir para criar laços e abrir um espaço de integração económica entre as ilhas espanhola e portuguesa
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos