quinta-feira, 23 de julho de 2009

Excelente colheita do Rali Vinho Madeira

Prova foi apresentada com Paulo Fontes a elogiar a lista







Foi ontem apresentada, na remodelada sede do Club Sports Madeira, alista de inscritos para a edição 2009 do Rali Vinho Madeira, que marca o cinquentenário da prova. Tal como já era previsto, há a registar duas ausências em relação à projecção dos últimos dias, baixando das 72 equipas inicialmente previstas, para 70. De fora ficam Luca Betti, por razões orçamentais do piloto, e Marco Bernardelli, devido a problemas de saúde do seu navegador. Ainda assim, conforme releva Paulo Fontes, presidente do clube organizador, «tendo em conta que, recentemente, no Rali da Bulgária estiveram 39 pilotos e na Turquia 42, temos que estar bastante satisfeitos pela qualidade e quantidade que a nossa lista apresenta, ainda para mais num tempo de dificuldades, para pilotos e organizações».
Paulo Fontes explicou, de seguida, o critério na atribuição de números de porta à sucessivas equipas, especificando uma ou outra situação onde a questão poderá parecer de mais que uma interpretação- Assim, se o número 1 atribuído ao actual campeão europeu (Luca Rossetti) é pacífico, o mesmo se estendendo a Giandomenico Basso (n.º 2) e Michal Solowow (n.º 3), líder e segundo classificado, respectivamente, do europeu deste ano de 2009, tal como em relação a Bruno Magalhães, actual campeão nacional, que se segue na lista. O número 5 é... Alexandre Camacho. «É campeão da Madeira e consideramos que sair nesta posição, mesmo que alguém possa criticar a decisão. Mas é a nossa e assumimos a responsabilidade», conforme justificou Paulo Fontes. Vítor Sá sai com o número 14, com aquele responsável a considerar que «tivemos algumas dúvidas nesta matéria, não pelo (enorme) valor do piloto mas sim pela viatura, menos competitiva que os S2000, mas creio que decidimos bem», o mesmo se aplicando a Bernardo Sousa, número 16, «que também merece um lugar de destaque».
Feita a apresentação, Paulo Fontes conclui que «estão reunidas as condições para uma excelente colheita do Rali Vinho Madeira em ano de cinquentenário», terminando com um ênfase muito grande à segurança que é desejada, por parte de todos e, nomeadamente, espectadores.

Homenagem em Novembro

O tributo aos antigos vencedores de outras edições do Rali Vinho Madeira, cujo a intenção do Club Sports Madeira é homenagear neste ano cinquentenário da prova e centenário do clube, poderá ser adiado para Novembro. Paulo Fontes lembra que a competição coincide com a visita à Madeira de Cavaco Silva e do Rei de Espanha, pelo que «há que ter algum cuidado para não acontecer uma sobrecarga de acontecimentos». Assim, essas homenagens deverão ser adiadas para o dia três de Novembro, data em que a colectividade da Avenida Arriaga completa cem anos de existência. Outras iniciativas, que chegaram a estar projectadas, poderão também não acontecer, sempre de forma a evitar «sobreposição de eventos, que depois as pessoas não podem assistir», conforme exalta, tendo como referência ainda a coincidência da visita real à Região. Nesta altura, é certo que alguns ex-vencedores da prova vão estar na Região mas pilotos como Américo Nunes e Fabrizio Tabaton revelam algumas dificuldades de agenda. Nota ainda para o carro 0 (Ford Escort com que Fernando Perez já venceu a prova), carro 00 Mitsubishi de Bernardo Sousa, e 000 (Peugeot de treinos de Bruno Magalhães). Este último será conduzido por Abel Spínola, os restantes estão ainda por identificar.

Exposição. A amostra que está patente na sede do Club Sports Madeira estará acessível, a partir das 14h00 de hoje. Mais, a exposição, que ilustra os 50 anos de história do Rali Vinho Madeira, irá se manter até uma semana depois do rali, de forma a permitir a visita também dos “forasteiros”, que vão estar na Madeira, em competição, ou não.

Briefing. Para hoje está também agendada uma reunião entre a direcção da prova, liderada por Pedro Araújo, e os pilotos, mormente os madeirenses. Questões regulamentares inerentes à prova, com especial atenção para os reconhecimentos, estarão em debate.

Armas. As viaturas dos pilotos que vêm de fora irão chegar através do Armas. Paulo Fontes não sabe ainda se no ferry normal, se num ferry de carga. O desembarque no Caniçal, que pode acontecer, é encarado com naturalidade por aquele responsável, embora preferisse, a bem dos antes da beleza das máquinas, que tal sucedesse no Funchal.

Remodelação. A partir de Janeiro de 2010, passará a existir um ranking de pilotos, actualizado semanalmente, à semelhança do que acontece no Ténis (ATP). Então, será a partir dessa tabela que passarão a ser aplicados os números de porta nas provas, terminando a escolha pela notoriedade que os pilotos ostentam, como acontece até esta altura, inclusive nesta edição.



Jornal da Madeira

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