sábado, 25 de julho de 2009
Campo sintético do Paúl do Mar com obras quase concluídas
(Vitor Reinecke in Olhares)
O centro de saúde, a escola básica, o cais e o túnel de ligação ao Jardim do Mar foram, no entender do presidente da junta do Paúl do Mar, as obras mais importantes realizadas, nos últimos tempos, naquela freguesia. A estrada junto ao mar, que vai desde o largo do cemitério ao sítio da Ribeira das Galinhas, foi, sem dúvida, a mais importante das mais importantes, tendo em conta que veio contribuir para o reforço da segurança dos que ali vivem, tendo em conta a proximidade das suas residências do mar que, por vezes, é bastante alteroso. José Gonçalves diz que há, também, obras programas e que ainda não foram realizadas, consideradas de muito importantes para o Paul do Mar.
Entre elas, o presidente daquela freguesia do concelho da Calheta, destaca o campo de futebol com relva sintética, a sede da junta e da casa do povo, a sede da banda municipal paulense, a lota e o centro de dia. Enquanto que o investimento do campo de futebol encontra-se, já, em fase de execução, as outras obras não têm data concreta mas o presidente da junta do Paul do Mar acredita que serão uma realidade a muito breve prazo.
Falta fazer calçada em dois arruamentos
Questionado sobre se há alguma obra que gostaria de ver surgir na freguesia a que preside, José Gonçalves aponta a calçada regional a ser feita nos arruamentos dr. João Maurício Abreu Santos (no sítio da Quebrada- sítio da Igreja) e Serradinho (sítio da Igreja). José Gonçalves admite que os populares já pediram por estes investimentos há muito tempo mas sublinha ser natural que o dinheiro não dê para tudo e que fique, por isso, algo a faltar.
Nos contactos que mantém com a população, José Gonçalves diz que os assuntos que mais são focados são relacionados com a lota (muito desejada pela classe piscatória), com o lar de idosos e com espaços de lazer. «Os mais jovens pediam o campo de futebol. A obra já está em execução», afirma o presidente da junta de freguesia do Paul do Mar.
As preocupações colocadas à Câmara Municipal da Calheta não, na sua maioria, atendidas, conforme frisa o presidente da junta do Paul do Mar. José Gonçalves compreende não ser fácil para a Autarquia dar resposta a todos os pedidos visto que aquele município é muito extenso, sendo constituído por oito freguesias. O relacionamento com a edilidade da Calheta é, por isso, muito bom, adianta ainda o representante da freguesia do Paul do Mar, a qual dispõe de 881 eleitores.
No que toca a actividades da junta, José Gonçalves refere que as mesmas são feitas conforme as possibilidades financeiras. O órgão de poder local tenta ajudar em certos eventos, desde apoiar os elementos que participaram no 1.º de Maio, a Festa da Lapa e a escola básica local nas suas actividades escolares.
A Festa da Lapa foi um evento que esteve, de certa forma adormecido. O presidente da junta do Paul do Mar explica que isso aconteceu provavelmente, por falta de verbas. No entanto, a Autarquia decidiu conceder apoio a esta iniciativa que foi organizada pela Casa do Povo local para satisfação da população, em particular de muitos emigrantes que já se questionavam, há muito, sobre a continuidade da referida festa.
«Este ano, tivemos a presença de muitos emigrantes na Austrália, no Equador, na África do Sul, nos Estados unidos e no Panamá. A festa foi um sucesso», afirma José Gonçalves, o qual acredita que o evento é para ter continuidade.
Jornal da Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos