quinta-feira, 30 de julho de 2009

Posto para abastecer carros eléctricos só em 2012 (Madeira)

Em postos da Galp e nos centros comerciais terão zonas para uso dos condutores
Data: 30-07-2009







Os centros comerciais existentes no Funchal, explorados pelas cadeias Chamartín (Dolce Vita), Sonae Sierra (Modelo) e Jerónimo Martins (Pingo Doce), deverão ter os primeiros postos de abastecimento de carros eléctricos na Região, para uso de todos os condutores que adiram a este meio de transporte 'limpo'. O mesmo deverá acontecer com os locais de abastecimento da Galp.

Algo que só acontecerá lá para 2012, ainda que sem garantias de quando (mês) exactamente será possível 'encher' o depósito de baterias com carga eléctrica da tomada.

A notícia surgiu após a assinatura de um protocolo entre as empresas, como a Galp Energia, a Jerónimo Martins, a Sonae Sierra e a Chamartín, entre outras não presentes na Região, e o Ministério da Economia e Inovação, no mês passado. Isto aconteceu, aliás, antes da remodelação governamental que levou à demissão de Manuel Pinho e à acumulação de pastas do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

Na esperança de que a política seguida até ao momento pelo anterior ministro não será alterada, mesmo em caso de mudança de partidos no poder, o acordo designado "Desenvolvimento da Mobilidade Eléctrica Sustentável", inclui ainda 21 municípios na fase inicial, que vai até 2010. Depois disso, o projecto será alargado para outras cidades.

As empresas que, em finais de Junho, assinaram o protocolo, vão integrar o grupo de 'Empresas Pioneiras da Mobilidade Eléctrica Sustentável'. Isto significa que a rede de abastecimento incluirá os maiores municípios, entre os quais o Funchal, com os seus cerca de 125 mil habitantes, fica de fora, deverá crescer nos próximos anos.

As cadeias de distribuição, como o Modelo, o Pingo Doce e o Dolce Vita, prestarão um novo serviço nos seus parques de estacionamento. A Galp Energia, a maior cadeia de postos de abastecimento de combustíveis fósseis, deverá dotar as suas estações de serviço na Região (provavelmente as mais concorridas) com a infra-estrutura que marcará o futuro da mobilidade automóvel.

"As autarquias e os centros comerciais preparam-se para vender carregamentos lentos e rápidos, enquanto a Galp ficará com os carregamentos rápidos, que deverão situar-se nos grandes eixos viários", salienta uma nota oficial. "No primeiro semestre de 2010, a primeira fase de instalação destes postos deverá ficar concluída". O Funchal deverá ser a única cidade acima dos 100 mil habitantes a ficar de fora do projecto.

Segundo a Chamartín, o acordo obriga a que os espaços comerciais assumam "o objectivo de permitir a introdução e a utilização de veículos eléctricos, nas instalações de uso público dos parques de estacionamento, tendo em vista a promoção da mobilidade eléctrica e a melhoria do ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos no âmbito da Rede Piloto da Mobilidade Eléctrica".

Para atingir este objectivo, as empresas terão de elaborar e executar um "Projecto de Instalação progressiva de Postos de Carregamento para a Mobilidade Eléctrica", sendo que no caso dos Dolce Vita estão previstos 25 pontos de recarga/abastecimento em Lisboa e Porto até Junho de 2010 e reforçando-se em 44 pontos semelhantes até Junho de 2012 em Lisboa e Porto, Coimbra, Vila Real e Funchal.

Na mesma lógica, prevê-se a criação de "zonas preferenciais de estacionamento para veículos eléctricos nas instalações e estabelecimentos dos Centros Comerciais Dolce Vita, bem como efectuada uma campanha de sensibilização deste tema, junto dos consumidores".

As futuras infra-estruturas de abastecimento terão de disponibilizar o acesso à rede eléctrica e prevê-se, ainda, a criação de equipamentos mais sofisticados, inteligentes e dotados de capacidade de comunicação, alguns dos quais de carga rápida. Não só para acudir à demanda dos condutores, habituados a perder pouco tempo a encher o depósito e a pagar o serviço, como também tecnologia capaz de se adaptar a diferentes fabricantes e tipos de veículo.

Nova geração: dos carros híbridos (eléctricos e a gasolina) aos carros eléctricos

As principais marcas mundiais já não 'viram a cara' ao futuro, no que toca aos carros cujo consumo deverá aliar duas vertentes: a poupança e o ambiente. Entre estes, são exemplo alguns já no mercado ou prometidos para os próximos meses. O mercado automóvel está animado.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos