sexta-feira, 31 de julho de 2009
Nova escola vai nascer no sítio das Romeiras (Funchal)
(in Blog madeira-gentes-lugares)
A Secretaria Regional do Equipamento Social vai construir a nova Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar das Romeiras, na freguesia de Santo António, que, depois de concluída, vai permitir a sua integração no programa de Escolas a Tempo Inteiro.
De acordo com o Secretário Regional do Equipamento Social, Luís Santos Costa, os objectivos de generalização da Educação Pré-Escolar e Escola a Tempo Inteiro serão cumpridos dentro em breve, com a conclusão das obras projectadas no Programa de Governo e com a disponibilização dessas novas infra-estruturas.
Implantada num terreno com cerca de 6.700 metros quadrados que se encontrava sem qualquer utilização, a obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Edifícios Públicos, divide-se em quatro níveis com funcionalidades distintas e com o envolvimento dos espaços exteriores em diferenciados, acompanhando assim as volumetrias.
Surge assim um novo arruamento público que irá beneficiar não só a escola das Romeiras, como também o resto do terreno que não sofreu expropriação.
É a meio deste novo arruamento que surgirá um amplo pátio semi-coberto, centro da distribuição para a Pré-Escola e a Escola.
No que se refere à Pré-Escola , esta unidade foi concebida num volume simples em que todo o piso tem relação com o exterior, havendo um grande aproveitamento da luz natural.
Desta forma, para todas as salas da Pré-Escola foi pensado um pátio coberto com uma pequena arrecadação exterior.
Neste mesmo piso, mas com outra entrada principal, surge a Escola.
Aqui será construída a zona administrativa, salas polivalentes, instalações sanitárias, zona de serviços, cozinhas e afins.
No piso superior, encontram-se as salas de actividade, uma zona de trabalho, instalações sanitárias com balneários e um pátio coberto que dá directamente para o recreio.
No outro piso, ficarão as salas de aulas, arrumos, instalações sanitárias e a área para unidades especializadas e multideficiência.
Todos estes pisos têm ligação pelo exterior, com jardins simples e agradáveis, que ajudam à refrigeração de todo o edifício, assim como à qualidade do ar.
Por baixo da creche, será ainda construído um estacionamento com 24 lugares.
A empreitada da Secretaria Regional do Equipamento Social prevê, também, a construção de um polidesportivo e respectivas instalações de apoio.
Esta infra-estrutura terá acesso pelo edifício escolar e pelo exterior, de forma a poder ser utilizado pela população local.
De extrema importância para uma das maiores freguesias do Funchal, a obra implicará ainda uma requalificação dos passeios existentes, da sinalética e a construção de zonas de doca para recolha das crianças.
Escola profissional
A Secretaria Regional do Equipamento Social está também a construir a Escola Secundária e Profissional de São Martinho.
O núcleo do Secundário da Escola comportará grande parte da capacidade da escola, isto é, 30 turmas dos 7º aos 12º anos, num total de 690 alunos e o núcleo da formação profissional, abrangerá 18 turmas para os cursos de mecânica e 12 turmas para os cursos de novas tecnologias, num total de 450 alunos.
O bloco do Secundário comportará, então, as áreas de Biologia, Física/Química, Educação Visual, Educação Tecnológica, Informática, Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Física.
No que à Formação Profissional diz respeito, as oficinas comportarão cursos profissionais na área de mecânica, construções metálicas e novas tecnologias, orientadas para uma ligação activa com a mecânica assistida e robotizada.
O Núcleo do Ensino Profissional englobará ainda os seguintes espaços funcionais: seis pavilhões de trabalho oficinal para 12 turmas de 16 alunos, espaços anexos de apoio, gabinetes de trabalho, balneários de apoio aos espaços das oficinas, instalações sanitárias de apoio aos espaços das oficinas e espaço de armazém de materiais.
Estabelecimento da Achada pronto em Outubro
A construção da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Achada estará pronta até Outubro próximo e vai servir os moradores das zonas de São Pedro, Achada e São José.
Para além de vir colmatar uma lacuna no que se refere à oferta pública do 1º ciclo no Funchal, a obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Edifícios Públicos, nasce de várias preocupações, nomeadamente do objectivo de contribuir para uma melhoria qualitativa da educação pré-escolar e do ensino básico.
O novo edifício escolar compreenderá, então, 11 salas de aula e de actividades, sendo três delas reservadas ao ensino pré-escolar.
No que se refere à área de refeições, será construído um refeitório, uma cozinha com mesa quente em ‘ilha’ e respectivos apoios gerais, como uma despensa, arrecadação, lavandaria, economato.
Serão construídos dois pátios cobertos, um parque infantil com pavimento de borracha e um polidesportivo. A obra, cujo investimento ascendeu os 2,7 milhões de euros, contempla, ainda, 625 m2 para a construção de um estacionamento coberto.
Jornal da Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos