terça-feira, 28 de julho de 2009

Visita Real 'vende' vinho e bordado

Após alterações, Presidência da República divulga hoje programa definitivo
Data: 28-07-2009



O edifício-sede do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) está em obras para receber "com dignidade" os Reis de Espanha que visitam a Madeira a partir desta quinta-feira. Os arranjos de fundo ao emblemático edifício estão a ser feitos também com a colaboração dos reclusos do Estabelecimento Prisional do Funchal.

O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais confirma que o imóvel sita à Rua 5 de Outubro está a ser alvo de alguns melhoramentos com dois objectivos: primeiro, garantir a dignidade institucional da visita dos Reis de Espanha à Madeira e Presidente da República Portuguesa e mulher, e também aproveitar a visita para torná-la num veículo promocional do vinho e do bordado no estrangeiro, pela mão de figuras públicas de grande visibilidade internacional.

O Miradouro do Cabo Girão, também um dos pontos programados da visita real, sofreu alguns arranjos. O objectivo é proporcionar uma passagem agradável das mais altas entidades de Espanha e Portugal por aquele que é um dos principais pontos turísticos da Região.

Programa com alterações

O programa da visita está a ser tratado entre a Casa Civil do Presidente da República Portuguesa e a Casa real Espanhola e sabe-se que tem sofrido várias alterações, como também confirmou a presidência do Governo Regional. Segundo dados obtidos junto da Presidência da República, o programa definitivo da visita só será hoje distribuído.

Tal como já foi anunciado, esta é a primeira visita à Madeira de D. Juan Carlos e D. Sofia, com chegada calendarizada para o fim da tarde desta quinta-feira. Neste primeiro momento, está programado um jantar entre os Reis e o Presidente da República e primeira dama.

A agenda do dia seguinte é longa e está preenchia com diversos actos públicos que têm mobilizado a atenção das várias instituições, também estas com apertadas regras protocolares a serem seguidas. Tudo começará com uma audiência entre o presidente do Governo Regional e os reis, nas instalações do Hotel Reid's. A Câmara Municipal do Funchal é o ponto que se segue no programa, onde o monarca será agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade.

Segue-se, por volta das 13 horas, a visita ao edifício-sede do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira. D. Juan Carlos e Cavaco Silva serão entronizados Confrades do Vinho da Madeira, após uma breve exposição sobre a importância do vinho, a que se deverá seguir o almoço, no mesmo edifício. Segundo o secretário com o pelouro deste Instituto, a sala da Confraria do Vinho Madeira passará a contar com duas placas com os nomes dos novos Confrades que serão descerradas durante a cerimónia de entronização.

Manuel António pretende aproveitar a visita do monarca espanhol, juntamente com uma grande comitiva de jornalistas, para reforçar as vendas do vinho e do bordado Madeira nos mercados de exportação. "Estou a fazer tudo para que esta visita seja, naturalmente sem descurar os aspectos institucionais que são marcantes, um grande acto de promoção do vinho e do bordado no exterior. Estamos a falar de individualidades de grande visibilidade internacional e, portanto, é uma oportunidade de grande interesse para Região no sentido de promovermos os nossos produtos", sublinha Manuel António.

As obras que estão a ser feitas no IVBAM são vistas por Manuel António como "um investimento da Região com grande retorno." Aliás, o titular da pasta do Ambiente e Recursos Naturais diz mesmo que está a pensar, uma vez terminada a visita, permitir o acesso do público ao edifício, neste fim-de-semana. Uma forma de dar a conhecer aos madeirenses o espaço já remodelado, em particular a sala da Confraria do Vinho com as placas dos novos Confrades.

Ainda no IVBAM, os Reis de Espanha serão agraciados com garrafas de Vinho Madeira especiais. Uma lembrança também extensível ao Chefe de Estado português. As ofertas simbólicas serão entregues aos visitantes na típica caixa de embutido.

O roteiro que se segue é o Monte. Os Reis de Espanha terão a oportunidade de conhecer o Monte romântico que acolheu o Imperador Carlos D'Áustria através de uma visita ao seu túmulo.

O turístico Miradouro do Cabo Girão, em Câmara de Lobos, é outro ponto a visitar. Por isso mesmo, o DIÁRIO pôde testemunhar os arranjos que têm sido introduzidos neste espaço para receber Suas Altezas Reais, nomeadamente a pintura de muros, limpeza de jardins, colocação de floreiras, substituição das antigas e degradadas cantarias por novas peças e um placard a divulgar o projecto do novo Miradouro do Cabo Girão.

No mesmo dia, está também prevista uma passagem por imóveis também cheios de história, como são os casos do Museu de Arte Sacra e Sé Catedral.

Tudo indica que o Porto Santo seja o último ponto do roteiro desta curta visita dos Reis de Espanha ao arquipélago da Madeira. D. Juan Carlos e D. Sofia vão assinar o livro de honra da Câmara Municipal, devendo depois regressar a Espanha.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos