segunda-feira, 20 de julho de 2009

Emprego a mais de mil (Grupo Sá)


O Grupo Sá é um dos maiores empregadores madeirenses. Dá emprego a 1.178 colaboradores, em cinco concelhos da Região e em Lisboa

Data: 20-07-2009





Cinquenta e três anos depois da abertura de uma pequena loja (Pérola dos Cafés), Jorge Sá lidera um grupo que é um dos maiores empregadores da Região.

Tendo como principal ramo de actividade a venda de bens alimentares, onde tem 20 pontos de venda (supermercados), o Grupo Sá tem quatro lojas tradicionais e outros cinco espaços (Severa) de apoio que dão emprego a 1.178 colaboradores. A estes juntam-se um hotel (Açores) e uma albergaria, bem como as lojas 'Bazar do Povo', 'Império das Loiças', 'Olho no Preço' (5 lojas) e uma unidade industrial de torrefacção de café.

São cinco os concelhos em que o Grupo Sá está representado. Mas é no Funchal, naturalmente, que a actividade obriga a um maior número de colaboradores: 633! Mas Santa Cruz (237), Câmara de Lobos (85) e Lisboa (55) têm já um número importante de colaboradores, com os postos de trabalho gerados em Santana (61) e Ribeira Brava (77) a terem muito peso na economia local.

De acordo com Rui Sá, administrador responsável pela área de comunicação, "cerca de 70% dos nossos colaboradores (830) têm um vínculo efectivo à empresa", com a particularidade de 76% dos trabalhadores serem mulheres, pelo que apenas 24% dos que trabalham no grupo são homens. Curiosa é a circunstância da média de idade se situar nos 36 anos.

Garantindo aos colaboradores 35 horas/ano de formação, o grupo "tem um plano de formação contínua, com o objectivo de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais inerentes a cada função" refere Rui Sá, que acrescenta: "Esta formação é desenvolvida pela RAMFORMA, empresa do grupo que está certificada".

DESPESAS COM PESSOAL
12,8
Entre as principais categorias profissionais que integram a organização figuram, naturalmente, as inerentes às áreas de comércio, logística e administrativa/financeira. As despesas com pessoal atingem os 12,8 milhões de euros...

VOLUME DE NEGÓCIO
140,4
O Grupo Sá fechou ao ano de 2008 com um volume de negócios de 140,4 milhões de euros, um valor substancialmente superior ao que o universo empresarial de Jorge Sá registava no início da década, quando surgia entre as maiores 100 empresas da Madeira com pouco mais de 100 milhões...

PRESTAÇÕES SOCIAIS
2,7
Garantindo trabalho a 1% dos activos da Madeira, Jorge Sá é um dos principais contribuintes para o orçamento regional e da Segurança Social, por via dos 2,7 milhões de euros resultantes das prestações sociais (descontos, etc) , bem como pelo IRC e IRS pago pelos empresários e trabalhadores.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos