sexta-feira, 31 de julho de 2009

Câmara da Ponta do Sol tem em construção oito estradas







A Câmara Municipal da Ponta do Sol está a executar, nalguns casos, e noutros prepara-se para lançar as empreitadas para a construção de cinco novos caminhos, beneficiação de outros dois e repavimentação de um oitavo, todos eles permitindo acesso automóvel a habitações e a terrenos agrícolas.
Uma das novas estradas será a do Ribeiro do Fio, na Madalena do Mar. Medirá 200 metros de comprimento e 3,5 metros de largura e incluirá o lançamento de uma rede de esgotos. Deverá custar 160 mil euros.
O caminho municipal do Lombo, no Lugar de Baixo, é outra das novas estradas. Medirá 480 metros de comprimento e quatro metros de largura e a estimativa orçamental ascende a 265 mil euros.
No programa camarário também está o novo caminho municipal ao sítio da Aberta, nas Adegas, freguesia da Ponta do Sol, com 630 metros de extensão e largura de 4,5 metros. O seu custo deverá rondar os 572.820 euros.
Outra obra viária será a de construção do caminho municipal ao sítio do Cabouco, nas Adegas. Terá um comprimento aproximado de 520metros e uma largura média de 4,5 metros. Deverá importar em 435.000 euros.
O quinto novo caminho a lançar até Dezembro será o da Vargem de Baixo, na Lombada. Terá uma extensão de 350 metros e uma largura de cinco metros, bem como passeio com um metro de largura. Vai custar 600 mil euros.
Todas as novas obras comportarão a construção de muros de suporte e muros sobranceiros, rede de água e esgotos, iluminação pública e pavimento betuminoso, para além de valeta com 0,5 metros.
A beneficiação e pavimentação do Caminho do Lombo de São João (entre a escola e a Capela), na Ponta do Sol, é outra das obras a lançar até Dezembro. A via mede 600 metros.
Os trabalhos incluem o alargamento da faixa de rodagem e criação de docas de estacionamento, a construção de muros de suporte e muros sobranceiros, a substituição das manilhas de rega, a implementação de rede de água e ramais domiciliários, a colocação de marcos de incêndio, a drenagem e execução de valetas e um pavimento em revestimento superficial (betuminoso). A obra deverá onerar em 300 mil euros e vai servir terrenos e casas.
A edilidade vai ainda deitar mãos à beneficiação do Caminho Antigo do Carvalhal, nos Canhas, com uma extensão de 150 metros e uma largura de 3,5 metros, mais valeta de 0,5 metros e com acesso a terrenos e casas. A obra implicará a substituição das manilhas de rega, um pavimento em betão e a drenagem e execução de valetas. O seu custo estima-se em 30 mil euros.
Finalmente, será ainda executada a repavimentação do caminho do Pico, no Lombo de São João, com 450 metros de comprido e quatro metros de largo (mais 0,5 metros de valeta). A obra, que vai servir terrenos e habitações, custará 25 mil euros.

Ponta do Sol e ADERAM estabelecem parceria

A Câmara da Ponta do Sol e a Agência de Desenvolvimento da Madeira assinaram uma parceria para a recuperação urbanística de 198 casas, no concelho da Ponta do Sol. Isto após ano e meio de relatórios com o levantamento das necessidades, projectos e avaliações.
Esta iniciativa não se destina exclusivamente a famílias carenciadas, conforme explica o presidente da autarquia, Rui Marques, mas alarga-se também a todos os agregados familiares interessados em obter apoios para recuperar as suas habitações.
A intervenção visa, conforme explica o edil, auxiliar as famílias na melhoria das condições de higiene, conforto e salubridade das suas habitações.
Para além disso, procura-se a valorização paisagística do concelho, através de trabalhos de beneficiação das fachadas e cobertura das habitações.
O custo da empreitada ronda os 376 mil euros e é para se concluir ao longo dos próximos tempos. O presidente diz que o objectivo é, no futuro, alargar este acordo a mais moradias, sempre com o mesmo pressuposto de se estar a ajudar famílias carenciadas. A Câmara desenvolve ainda ajudas no âmbito do PRID.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos