quinta-feira, 30 de julho de 2009

Inaguração do Caminho Municipal das Preces













PGRAM


Presidente do Governo contesta os que não querem a Autonomia
Jardim: a liberdade não volta para trás







AO presidente do Governo garantiu ontem que «a liberdade não volta para trás». Palavras que dirigiu àqueles que não querem a democracia e a Autonomia».
Alberto João Jardim falava na inauguração de um caminho municipal em Câmara de Lobos e concluia, assim, o seu raciocício sobre a evolução da Madeira, desde os tempos dos grandes senhores, até à viragem que a Região teve com a Autonomia.
O presidente do Governo confidenciou que a sua maior felicidade era «ver que a Madeira Velha de outros tempos está a ser apagada do mapa», mas lamentou que «haja gente ainda com saudades dela, do tempo da escravidão, do tempo em que as pessoas eram exploradas, para uma dúzia de famílias ricas viverem aí como nababos». Jardim garantiu: «Esses tempos não voltam mais, nem o povo vai deixar que voltem».
Conforme acrescentou, há quem não queira a democracia e a Autonomia política, que daria ao povo madeirense cada vez mais direitos e poderes.
Lembrando os séculos em que os madeirenses esperaram pela resolução dos seus problemas, Jardim salientou «como num instante se deu uma grande volta nisto» com a Autonomia ganha depois do 25 de Abril.
O novo caminho vem pôr a descoberto uma zona agrícola de grande beleza, a que o presidente da Câmara de Cãmara de Lobos atribuiu um bom potencial turístico. Outra das vantagens desta obra é a de permitir um mais rápido acesso das pessoas do Estreito à via rápida. Uma obra, como disse Arlindo Gomes, que representa a sua forma de estar na política.
À margem do evento, quando instado a comentar o facto de o ministro das Finanças não ter querido comentar as suas declarações no Chão da Lagoa por serem malcriadas, Jardim corrigiu: «Ele não disse assim. Ele não sabe Português e disse que era “malcriadez” e ele também não podia dizer mais nada, porque eu disse que ele era inqualificável e incompetente. Se ele dissesse, na resposta, que era competente, o povo todo ria-se. De mais a mais, saiu nos jornais europeus que ele era considerado o pior ministro dos países da zona euro. De maneira que como o homem não pode dizer que é competente, coitado, disse que eu era malcriado. Eu compreendo. Ele não podia dizer outra coisa».

A obra

O presidente do Governo Regional inaugurou ontem o Caminho Municipal das Preces à Ribeira da Caixa. A obra representou um investimento da Câmara Municipal de Câmara de Lobos que ascendeu a 4.410.053,24 euros. A estrada tem uma extensão de 2.410 metros, uma faixa de rodagem de 5,50 metros e valeta e liga a Estrada Regional 214 (ao Garachico) ao Caminho das Heras, servindo uma vasta zona agrícola e residencial. A obra foi executada em duas fases, tendo sido necessário proceder a terraplanagens, dotando-se, posteriormente, a mesma com obras de arte e rede de água de rega e drenagem de esgotos domésticos, rede de água potável, iluminação pública e pavimentação asfáltica.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos