sábado, 25 de julho de 2009

Festa do Povo preparada para um mar de gente

Pode vir a ser a última no Chão da Lagoa







Está praticamente tudo pronto para receber as 35 a 45 mil pessoas que, amanhã, dia 26 de Julho, vão subir até o Chão da Lagoa, onde participarão na tradicional “Festa do Povo da Madeira”. O JORNAL da MADEIRA esteve ontem no local onde, desde o último dia 15 de Junho, dezenas de pessoas preparam o espaço que vai ser palco de mais uma edição da festa do PSD-Madeira. Festa essa que, em princípio, realizar-se-á, no próximo ano, já nos terrenos da Fundação Social Democrata, no Montado do Barreiro. Carlos Machado, membro do secretariado do PSD-Madeira acompanhava os últimos retoques daquela que «é considerada uma das maiores festas da Madeira».
Na oportunidade, aquele responsável referiu-nos que o interesse volta a ser grande este ano, bastando referir que vão subir, ao Chão da Lagoa, cerca de 220 autocarros que vão partir de todas as freguesias da Madeira. Isto para não falar das carreiras eventuais que vão decorrer ao longo de todo o dia. Ou seja, vai ser reeditado o esquema de transportes que garante a ligação permanente entre o Funchal (junto ao edifício da Empresa de Electricidade da Madeira) e o Chão da Lagoa (com subidas desde as 8 e até às 13 horas, e descidas das 17 horas e 30 minutos até às 20 horas.
As condições atmosféricas deverão também ajudar ao sucesso desta festa que conta como atracção musical, a presença do cantor português Mickael Carreira. Mas a animação musical não se ficará pela subida deste cantor ao palco, estando previstas actuações de bandas, grupos folclóricos e artistas madeirenses.
De resto, e quando questionado sobre quais as novidades para esta festa desde domingo, Carlos Machado referiu que são poucas ou nenhumas. Os moldes das festas anteriores têm agradado à população pelo que «não vale a pena mexer muito naquilo que está. A festa vai seguir o ritmo dos anos anteriores, com o programa já definido. Vai haver também a visita às barracas, os discursos e um grandioso espectáculo que se espera com muito sol», preconiza Carlos Machado, o qual adianta que a organização preocupou-se com o bem-estar e saúde de todos aqueles que vão deslocar-se à serra para assistir à Festa do Povo da Madeira. A Cruz Vermelha vai estar presente junto ao palco (local onde se reúne um maior número de pessoas) para assistir a qualquer indisposição. A segurança vai também ser assegurada, conforme afirmou Carlos Machado, o qual adiantou que foram mais uma vez disponibilizadas amplas zonas de estacionamento. A Polícia de Segurança Pública será fundamental na coordenação de toda a circulação automóvel, quer no acesso ao Chão da Lagoa, quer no regresso ao Funchal, frisou ainda aquele membro do secretariado do PSD.
A organização da Festa do Povo da Madeira vem já a preparar o evento desde Janeiro do corrente ano. No terreno, e como já se disse, os trabalhos começaram a 15 de Junho.
«Organizar uma festa desta natureza dá muito trabalho. Começámos a fazer contratos em Janeiro/ Fevereiro porque os artistas têm uma agenda muito grande. Desde então, todos os dias, pensamos em coisas novas e temos sempre imensa coisa para fazer. No início do mês, trouxemos aqui as comissões políticas de freguesia de toda a Região Autónoma da Madeira, assim como o secretariado. Nessa altura, foi feito o sorteio das barracas», conta Carlos Machado, o qual explica que o objectivo é fazer com que as pessoas se sintam bem e queiram ver no ano seguinte.
Ontem, já as 56 (52 das freguesias, uma dos TSD e uma da JSD) barracas que vão ser percorridas pelos líderes regional e nacional do PSD, estavam prontas a receber os comes-e-bebes. As estruturas exploradas pelos feirantes (que são mais de uma centena), estavam também a ser erguidas. No palco, já montado, faziam-se alguns testes de som. De resto, podia-se ver, completamente montadas, todas as atracções que ali vão existir (como a espuma e o rappel), assim como os estacionamentos já organizados.

Alberto João Jardim e Ferreira Leite chegam à Festa às 10 horas e 30 minutos


O presidente da comissão política regional dos social-democratas madeirenses, Alberto João Jardim, a presidente do PSD/Nacional, Manuela Ferreira Leite, chegam ao Chão da Lagoa por volta das 10h30. Carlos Machado diz que primeiramente, realiza-se a ronda pelas barracas, sendo que as intervenções políticas terão início pelas 14h30. Vão usar da palavra, o secretário geral do PSD-Madeira, Jaime Ramos, a líder regional da JSD-Madeira, Vânia Jesus, o dirigente do PSD-Madeira e presidente da Câmara do Funchal (concelho onde a festa decorre), Miguel Albuquerque e Alberto João Jardim e Manuela Ferreira Leite encerram a sequência de intervenções políticas. Refira-se que a líder nacional chega à Madeira na próxima madrugada e faz-se acompanhar pelo secretário geral do PSD e pelo seu chefe de gabinete. No Aeroporto Internacional, Manuela Ferreira Leite vai ser recebida pelo presidente da comissão política do PSD da Madeira.
Refira-se que Manuel Ferreira Leite encontra-se em estado gripal, tendo faltado ontem a um encontro partidário, no Porto. Todavia, conforme assegurou José Pedro Aguiar-Branco, vice-presidente do PSD, tudo se conjuga que possa cumprir a sua agenda para domingo, marcando presença na Festa do PSD Madeira.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos