sexta-feira, 31 de julho de 2009

O "Ukulele" do Havai e a relação com a Madeira

No video Anterior o cantor toca um instrumento muito parecido com a Braguinha Madeirence sera que tem alguma relação com a Madeira ?



tem sim , leiam este texto:

O que raios é um "Ukulele"?


O Ukulele é um instrumento semelhante a uma guitarra acústica, porém é menor, tem apenas 4 cordas afinadas em A - E - C - G, sua escala é composta por 17 trastes como o cavaquinho. O Ukulele, também muitas vezes chamado de Guitarra Havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira. O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no Cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira), que foram levados pelos madeirenses quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana de açúcar naquelas ilhas.Ukelele significa "Pulga Saltadora" no idioma Havaiano.

O Ukulele é principalmente utilizado na música nativa do Havaí, mas nas décadas de 1930 e 1940 foi utilizado por cantores e humoristas britânicos e americanos, e quem mais se destacou foi George Formby.
George Harrison utilizou o instrumento com destaque em várias músicas de seu álbum "Brainwashed", lançado postumamente. Na actualidade, um músico em destaque no uso do instrumento é o cantor, compositor e guitarrista sueco Jens Lekman e o vocalista da banda de rock Pearl jam, chamado Eddie Vedder, que em algumas apresentações só usa um ukelele.

Este também é um instrumento usado por Jack Johnson, já que é um instrumento que com o qual está ligado à sua vida no Havai.

Em 1998, por ocasião da Expo Mundial de Lisboa, organizou-se pela primeira vez em 100 anos um espectáculo com músicos do Hawai e da Madeira, no projecto Father and son, apresentado nos palcos da Expo 98 e organizado pela editora madeirense Almasud.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos