quinta-feira, 23 de julho de 2009
'Luz verde' da CMF para os Barreiros
Data: 23-07-2009
A Câmara Municipal do Funchal deverá aprovar, hoje, o projecto de remodelação do Estádio dos Barreiros. Segundo apurou o DIÁRIO, a proposta apresentada pela SAD do Marítimo não será alvo de grandes objecções porque não se trata de um "estádio novo", mas apenas uma remodelação.
Por outro lado, a ausência do vereador João Rodrigues, actualmente em gozo de férias, marca a reunião camarária de hoje. Apesar disso, a 'luz verde' para o avanço das obras parece ser uma questão pacífica, dado tratar-se apenas de uma remodelação do estádio já existente, ainda que profunda.
Ninguém relaciona a ausência do vereador do Urbanismo com o 'timing' da aprovação do projecto. Conforme o DIÁRIO já publicou, a Câmara Municipal do Funchal aguardou pelo parecer solicitado ao IDRAM-Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira, predispondo-se a apreciar o projecto na primeira reunião após a recepção desse parecer.
A posição do IDRAM foi enviada em tempo recorde - em menos de 24 horas - pelo que o dossier ficou automaticamente em condições de ser apreciado na reunião camarária que hoje tem lugar.
A previsível aprovação do projecto permitirá ao consórcio Tecnovia/Zagope avançar com as obras no terreno, após uma primeira intervenção no relvado, já concluída (ver destaque abaixo). Conforme já foi referido publicamente, a remodelação do estádio iniciar-se-á pelo 'peão', razão pela qual na nova época desportiva ninguém poderá assistir aos jogos desde aquela parte do estádio.
Apesar da eventual aprovação, hoje, nem todas as especificações constantes do projecto submetido à Câmara Municipal do Funchal terão 'luz verde' da edilidade. Há alguns detalhes que sofrerão determinadas correcções, o que será determinado com o licenciamento final da obra.
A remodelação é a concretização de um sonho dos maritimistas, que há muito ansiavam por ter um estádio próprio. Após várias tentativas falhadas de construir um estádio de raiz noutras zonas do Funchal, Governo Regional e Marítimo SAD acordaram a remodelação dos Barreiros, com a cessão do recinto ao clube. Um processo longo e repleto de polémicas, com ameaças de boicote à decisão governativa.
O renovado estádio terá capacidade para cerca de 10 mil espectadores, cujas bancadas serão integralmente cobertas.
Relvado operacional no início de Agosto
O relvado dos Barreiros ficará concluído bem antes do início do campeonato conforme o DIÁRIO conseguiu constatar. O recinto maritimista já poderá receber treinos/jogos dentro de sensivelmente uma semana conforme nos garantiu fonte da Tecnovia, não se percebendo, por isso, os temores do Marítimo de que as obras pudessem se prolongar até ao início da Liga.
Segundo informações recolhidas, as intervenções das máquinas nos Barreiros estão já na fase terminal, faltando depois esperar somente pela normal maturação da relva que está a ser colocada. Recorde-se que este primeiro passo para as obras do futuro Estádio do Marítimo compreendeu o reposicionamento do relvado que agora ficará sete metros mais perto da Bancada Central, permitindo assim espaço para avançarem as obras no Peão (primeira fase da remodelação).
DN Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos