terça-feira, 28 de julho de 2009

São Vicente lança concurso para estrada e Praça

Obras na Boaventura e Ponta Delgada vão custar 1,5 milhões de euros






Praça do Romeiro Ponta Delgada

(Render in CM São Vicente)







A Câmara Municipal de São Vicente lançou, ontem, dois novos concursos, no valor de cerca de um milhão e meio de euros. O primeiro diz respeito à estrada agrícola da Fajã da Estrada dos Vinháticos – que contará com apoios comunitários –, sendo o outro relativo ao concurso para a Praça do Romeiro, que ficará localizada na freguesia da Ponta Delgada.
Em relação a este último projecto, Humberto Vasconcelos frisou ao JM que a autarquia já adquiriu os terrenos em questão, sendo que a estátua de homenagem ao romeiro também já está em fase de finalização.
«Penso que conseguimos acabar a praça antes de Outubro, se os “timings” correrem dentro do normal. O concurso vai incidir sobre um terreno que a Câmara já adquiriu, sendo que as estátuas, da autoria de um artista do concelho, Gonçalo Martins, estão quase prontas. Está a ficar muito bonito e concerteza que vai dar dignidade a uma zona muito nobre da Ponta Delgada», disse o autarca.
Humberto Vasconcelos salientou ainda que faltam lançar mais algumas obras no terreno, «por forma a concluirmos um trabalho que estava previsto até Outubro e que terá continuidade».

Projecto Siga apresentado

Entretanto, ontem, nos Paços do Concelho de São Vicente, foi apresentada a conclusão da 1.ª fase do Projecto Siga, que esteve a cargo da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade, em cooperação com a autarquia.
No âmbito deste Projecto, a Escola desenvolveu actividades prospectivas de identificação de toponímia no espaço territorial do município de São Vicente, visando a propositura de atribuição final e definitiva de nomes a ruas, veredas, lugares e demais espaços de urbanidade humana, pela autarquia, e a sinalética adequada de identificação toponímica cobrindo a totalidade do concelho.
«Estivemos a estudar o tipo de placas que vão ser utilizadas no futuro, assim como toda a história e levantamento das ruas para depois lançarmos um concurso onde se vai colocar a toponímia em todo o município, informando as pessoas através de carta qual o número de porta que vão ter e concluir um trabalho que se iniciou há pouco mais de um ano de identificação de ruas e de colocação de números de polícia», disse o autarca ao JM.
Humberto Vasconcelos diz que este é um trabalho que tem de ser continuado, dado que se trata apenas da primeira fase do projecto. «A cartografia está feita para posterior colocação na internet, por forma a que as pessoas possam situar a sua casa, onde é que estão as ruas, facilitando até para futuro desenvolvimento do ponto de vista de guias turísticos e divulgação do concelho», prosseguiu aquele autarca.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos