terça-feira, 28 de julho de 2009

Hospital em obras (Cruz de Carvalho)

Várias empreitadas para melhorar o Hospital vão ter início no último trimestre do ano
Data: 28-07-2009



"Finalmente estamos a conseguir dar algum avanço nas obras desejadas". Miguel Ferreira, director clínico do Serviço de Saúde da Região, explicou ontem ao DIÁRIO, além do concurso para a empreitada de remodelação do antigo laboratório de Patologia Clínica (Consultas Externas), foi já aberto o concurso para a obra das novas instalações do refeitório do Hospital Cruz de Carvalho. Como o prazo de entrega de propostas está definido, respectivamente, para os dias 13 e 19 de Agosto, o director clínico prevê que as obras se iniciem no último trimestre do ano. E, de acordo com as expectativas dos responsáveis, serão meses muito atarefados no Cruz de Carvalho.

Miguel Ferreira espera que até ao final do ano fique concluída a obra da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais do Hospital Central do Funchal ("Já foram abertas as propostas ao concurso públicos e está a decorrer agora o prazo de reclamações"). Terminada a execução da nova ETAR, existirão condições de fazer a transferência da Unidade de Diálise, ainda localizada no edifício anexo ao Hospital dos Marmeleiros, para o Cruz de Carvalho.

Entretanto, a direcção clínica espera que se inicie a remodelação do espaço anteriormente ocupado pelo Laboratório de Patologia Clínica (Consultas Externas), para aí instalar, em melhores condições, o Hospital de Dia da Hemato-Oncologia, a Unidade de Dor e melhorar um espaço para o Serviço de Imagiologia.

Refeitório no terraço com 'buffet'

Obra que será fundamental para permitir que os profissionais de saúde, técnicos e outros funcionários do SESARAM, permaneçam no Hospital durante o horário de almoço, será a do novo refeitório.

Miguel Ferreira admite que o actual espaço no rés-do-chão do Cruz de Carvalho, não tem condições para dar resposta às necessidades dos funcionários. Daí que a construção do novo refeitório, num espaço que é amplo como o terraço daquela unidade hospitalar, vai constituir uma franca melhoria nas condições oferecidas aos funcionários do SESARAM. Embora a obra ainda não esteja em andamento, o director clínico diz que o objectivo é criar um espaço com sistema de 'buffet'.

No âmbito do concurso referente ao refeitório inclui-se também a substituição total do telhado (chapas de cobertura) do edifício.

A avançar, mas mais lentamente, estão os projectos para o novo Arquivo que será implementado na área anteriormente ocupada pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação e a futura Unidade de Esterilização, empreitadas que Miguel Ferreira espera que se iniciem no princípio de 2010.

Em perspectiva estão também algumas obras de redimensionamento nos serviços de internamento do 6º, 7º e 8º andar do Cruz de Carvalho, assim como a criação de um espaço, no 1º piso da unidade hospitalar para um sala de Cuidados Intermédios com cinco camas.

Recentemente foram já encomendados seis ventiladores, quatro que vão substituir aparelhos já existente na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes e dois ventiladores que serão instalados numa sala a ser criada no 3º andar (Cardiologia) e que se destina a cuidados específicos e intensivos para doentes cardiácos em situação de pós-operatório.

Com estas obras, Miguel Ferreira garante que as condições físicas do Hospital Cruz de Carvalho vão melhorar não só para os doentes como também para os funcionários.

Pediatria a avançar

As obras no Serviço de Pediatria, no 5º andar do Hospital Cruz de Carvalho, que na semana passada suscitaram várias reclamações devido ao barulho causado, estão a avançar e quase a entrar na recta final, garantiu Miguel Ferreira. Estão agora a decorrer as obras na Ala Norte do Serviço e mal a remodelação neste espaço termine, a empreitada avançará para as duas últimas enfermarias e para os gabinetes médicos da Pediatria As obras no 5º andar deverão terminar antes do final do ano, diz o director clínico do SESARAM.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos