sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ponta do Sol cresce para Norte



Data: 31-07-2009

A Vila da Ponta do Sol passa a dispor este Verão de condições para se expandir para Norte, com a conclusão das novas infra-estruturas, entre as quais se destacam a correcção e canalização da ribeira, assim como a criação de novos arruamentos que foram concretizados a Norte da estrada regional, a partir da zona do antigo matadouro local.

A empreitada denominada Infra-estruturas Gerais do Vale da Ribeira da Ponta do Sol, num investimento do Governo Regional orçado em mais de cinco milhões de euros, é inaugurada na próxima terça-feira - dia 4 de Agosto - e vem dar um impulso decisivo à criação de novos equipamentos numa zona outrora 'inacessível', numa área de 33 mil metros quadrados.

Estão assim criadas as condições básicas para permitir uma ainda maior expansão da vila , que já há alguns anos deixou de ser somente o seu núcleo histórico, localizado praticamente na frente mar da vila, aquando do crescimento ocorrido 'entre as rotundas' - via expresso e zona do antigo matadouro - que agora é alvo de um Plano de Urbanização. Com a conclusão das obras a Norte da estrada regional, ao longo de mais de um quilómetro de extensão, estão criadas novas condições de acessibilidade às zonas envolventes ao vale adjacente à ribeira local.


Investimento público de cerca de 5,4 milhões


A perspectiva que agora se abre para o impulsionar da expansão da área urbana afecta à 'baixa' ponta-solense, surge após a realização de vários trabalhos como terraplanagens, obras de arte, rede de distribuição de água potável, rede de drenagem de esgotos domésticos e pluviais, pavimentação, rede de electricidade e iluminação pública, rede de telefones e TV cabo, sistema de drenagem e impermeabilização, instalações eléctricas no interior do túnel, sinalização horizontal e vertical, entre outras.

Este investimento público está orçado em cerca de 5,4 milhões de euros, e visa potenciar a construção de uma nova escola básica, a 'prometida' esquadra para a polícia local, um mercado municipal e a criação de zonas de lazer, além de impulsionar ao investimento privado. É também a partir desta zona que partirá o lanço de ligação à futura via expresso para a freguesia dos Canhas.




DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos