segunda-feira, 27 de julho de 2009

Nova ligação à Caldeira (Câmara de Lobos)

Obra é da Câmara Municipal de Câmara de Lobos







A Câmara Municipal de Câmara de Lobos está a concluir a construção do caminho municipal que liga os sítios do Facho e da Caldeira, em Câmara de Lobos.
Até finais de Setembro, segundo confirmou, ao JM, o presidente da autarquia, Arlindo Gomes, a obra deverá ser inaugurada.
Este arruamento serve uma ampla área agrícola para além de ser fundamental como novo acesso ao miradouro do Cabo Girão. Apresenta uma extensão total próxima dos 1.150 metros e faz a ligação entre o sítio do Facho (zona do Cabo Girão) e a Rua Padre António Rodrigues Dinis Henriques, na Caldeira (zona do Convento).

Diversos trabalhos complementares

O perfil transversal tipo é composto por uma faixa de rodagem com 5,50 metros de largura, acrescida de valeta com 0,5 metros de largura num dos lados e passeio com 1,50 metros de largura no lado oposto.
A obra de “Construção do Caminho Municipal do Sítio do Facho à Caldeira – Câmara de Lobos”, compreendeu a execução de trabalhos de terraplanagens, obras de arte acessórias, rede de rega, rede de drenagem de esgotos domésticos e águas pluviais, rede de distribuição de água potável, rede de iluminação pública, infra-estruturas de electricidade e telecomunicações e pavimentação.

Outras obras em execução

A empreitada foi financiada por contrato-programa com o Governo Regional e orçamento da Câmara Municipal, num total de 2.661.109,14 euros, distribuídos da seguinte forma: empreitada, 2.449.936,68 euros; IVA, 97.997,46 euros; aquisição de terrenos, 113.175,00 euros.
Em curso está a construção do caminho da Levada do Salão, da recuperação do Convento de São Bernardino, do caminho da Tenda (Curral das Freiras), da instalação da Biblioteca do Curral das Freiras.
Por outro lado, o Governo Regional tem em execução o complexo desportivo do Carmo, os apoios às novas igrejas do Jardim da Serra e de Santa Cecília, a recuperação da igreja da Quinta Grande, a escola do segundo e terceiro ciclo do Curral das Freiras e da escola do Garachico.
Todas estas obras estão integradas nos programas do Governo e da autarquia de Câmara de Lobos para os actuais mandatos.

Rua Maestro João Noronha prolongada

Em finais de Setembro estará concluída a obra de “construção da continuação da Rua Maestro João Nóbrega Noronha – Câmara de Lobos”, devendo ser inaugurada em inícios de Outubro.
A obra consiste na construção de um arruamento que serve uma ampla área de expansão urbana entre os sítios do Serrado da Adega e do Pico, permitindo ainda intervencionar uma extensa zona que passa a estar dotada de rede de esgotos.
O arruamento, apresenta uma extensão total próxima dos quatrocentos e vinte metros (420 metros) e faz a ligação entre a Rua Maestro João de Noronha e o Caminho de São Bernardino, junto à Estrada Regional, no sítio do Serrado da Adega.
O perfil transversal tipo é composto por uma faixa de rodagem com 6m de largura acrescida de passeios com 1,20 metros de largura em ambos os lados. Foi ainda criada uma zona de estacionamento com capacidade para 23 lugares.
A obra de “Construção da Continuação da Rua Maestro João de Noronha – Câmara de Lobos”, implicou a execução de trabalhos de terraplanagens, obras de arte acessórias, rede de rega, rede de drenagem de esgotos domésticos e águas pluviais, rede de distribuição de água potável, rede de iluminação pública, infra-estruturas de electricidade e telecomunicações e pavimentação.
A empreitada foi financiada por contrato programa com o Governo Regional e pelo orçamento da Câmara Municipal, esta fase da obra representa cerca de 50% do valor da empreitada num total de 1.634.643,12 euros.

22 obras públicas inauguradas neste mandato

No actual mandato já foram, segundo o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes, inauguradas 22 obras públicas, entre as quais empreitadas como a requalificação da Praça da Autonomia, a cargo da Vice Presidência, a instalação da biblioteca do Estreito, a requalificação Jardim de S. Francisco, a estrada que liga a igreja à escola no Garachico ou o novo espaço da Cooperativa Agrícola no Estreito.
Há ainda a contabilizar o espaço Net na Casa da Cultura, as novas instalações paroquiais de São Sebastião, habitações municipais do Castelejo, o auditório e auto-silo do Curral das Freiras, a requalificação da Rua S. João de Deus e o centro Comunitário “Cidade Viva”.
Temos ainda a primeira fase da requalificação do Bairro Social da Palmeira, a estrada entre a Igreja e as Fontes, o túnel de ligação entre a via rápida e o centro de Câmara de Lobos, a escola da Seara Velha de Baixo, a remodelação da escola básica do primeiro ciclo com pré-escolar da Lourencinha, o caminho Achada/Chote (Jardim da Serra), o centro comunitário do Estreito, o caminho da Quinta de Santo António (inaugurado em Abril 2009), o caminho do Lombo do Galo (inaugurada a 3 Abril de 2009), a escola do 1º ciclo em Pré-escolar do Rancho/Caldeira e o reservatório de Água do Castelejo.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos