terça-feira, 21 de julho de 2009

CMF inaugura estrada

Alargamento de antiga vereda em São Gonçalo ascendeu a 340 mil euros








A Depois de alguns meses de trabalho, a população da Vereda das Moças em São Gonçalo viu o estreito e íngreme acesso, que deu nome ao local, tornar-se numa rua larga, permitindo o acesso automóvel e, consequentemente, a melhoria da vida dos residentes.
A antiga vereda, agora designada por Rua Fonte das Moças foi inaugurada, ontem, pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, que se fez acompanhar no acto, pelo presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo.
Depois de descer todo o arruamento a pé até ao largo onde a vista alcança o Porto do Funchal, Miguel Albuquerque falou aos jornalistas da complexidade da obra, tendo em conta a orografia e o objectivo de fazer chegar o acesso ao máximo de agregados familiares.
“Era uma obra complicada do ponto de vista da engenharia, no sentido de garantir a acessibilidade a um conjunto alargado de pessoas que residem nesta zona da freguesia de São Gonçalo”, salientou.
Tendo em conta as suas características, nomeadamente, o facto da vereda situar-se numa zona de orografia acentuada, em parte, compreendida entre casas, aquando o lançamento do investimento, já se anteviam algumas dificuldades mas a compreensão dos moradores foi fundamental.
“Havia a noção de que esta obra ia causar muitos transtornos na sua execução e aos próprios moradores, que aceitaram de uma forma muito compreensível, dado que era uma vereda muito estreita”, frisou.
De maneira que, ao fim de alguns meses, a rua ficou pronta. Trata-se de um arruamento com cerca de 200 metros. Embora seja uma acessibilidade local, foi possível conseguir cinco metros e meio de largura da antiga vereda.
O investimento da Câmara Municipal do Funchal ascendeu aos 340 mil euros. “Foi mais um compromisso que foi cumprido por parte da Câmara e da Junta de Freguesia de São Gonçalo”, apontou o autarca.
Esta obra, para além de melhorar o acesso automóvel aos moradores, enquadra-se na reabilitação urbana da cidade prevista no Plano Director Municipal.
Contribuiu, desta forma, para a recuperação duma área com acessibilidades, a qual foi devidamente infraestruturada.
Vai permitir o desenvolvimento local, quer para novas construções, quer para a reabilitação das construções já existentes.
Os trabalhos incluíram, entre outras situações, a execução de rede de água potável, rede de esgotos domésticos, rede de águas pluviais e pavimentação.

Autarca aponta possível melhoria no acesso

Alguns dos moradores da Rua Fonte das Moças, em São Gonçalo, obra ontem inaugurada, queixavam-se do facto da estrada ser demasiado inclinada bem como da falta de corrimões e escadaria, para ajudar quem por ali circula a pé, a exemplo do que acontece nalgumas zonas do traçado.
Confrontado com esta situação durante o acto, o presidente da Câmara Municipal do Funchal explicou que, no que diz respeito à inclinação, seria possível avançar com melhorias mas teriam que ser demolidas algumas casas.
“Foi o possível” disse, “evidentemente que podia ser melhorado” tendo adiantado que, neste caso, “não há hipótese a não ser que fossem demolidas casas”.
Para contornar esta situação, nalgumas zonas foram colocados varões para ajudar na circulação pedonal.
Miguel Albuquerque adiantou que, “neste momento, o que vamos fazer é tentar introduzir algumas melhorias, sobretudo, ao nível da circulação pedonal mas não há muito mais a fazer”.
Recordou que a rua é, sobretudo, de tráfego de acessibilidade local e veio permitir o acesso automóvel da população às suas habitações, as quais, “já podem trazer os produtos do supermercado, antigamente tinham que o fazer a pé, o que era uma grande dificuldade”.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos