terça-feira, 21 de julho de 2009

Praia de areia amarela muito procurada neste Verão (Machico)

Banda D`Além «cheia»


(AVELINO LUÍS FERNANDES in Olhares)




Catorze horas e 30 minutos. Temperatura do ar é de 29º graus à sombra. A água do mar está calma e quente: 23 graus.
Ao sol, não há quem suporte o calor que se faz sentir na praia de Banda D`Além, em Machico. Sabemos que não é a melhor hora para chegar à praia mas foi a que escolhemos ontem para a concretização desta reportagem.
Para evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor, ainda antes de estendermos a toalha na areia que foi palco de algumas cenas para a novela Flor do Mar, optámos por percorrer o recinto a fim de verificar os serviços que o mesmo espaço oferece aos banhistas.
Assim, verificámos, logo à entrada, pelo lado Este, que o programa de vigilância sanitária das zonas balneares dá conta de que a qualidade da água do mar naquela praia é boa. A recolha para análise foi feita, pela última vez, a 30 de Junho deste ano. Ficámos também a saber que o recinto dispõe de nadador salvador - que se encontrava no seu posto, de olhos virados para o mar- e de cinzeiros, espriguiçadeiras e guarda-sóis. As espreguiçadeiras e os guarda-sóis custam um euro e para ter acesso a cinzeiro , o banhista tem também de deixar um euro de caução.
Os vestiários são seis e encontram-se limpos. O mesmo poder-se-á dizer das casas de banho. Pelo menos foi o que pudemos constatar na “vistoria”- chamemos-lhe assim- que fizemos ontem na nossa ronda pela atractiva praia de Machico. A praia dispõe também de duches e bancos para os que não querem estender-se ao sol.
Depois do reconhecimento do recinto e ainda antes de nos prepararmos para o primeiro banho de mar daquela tarde solarenga, trocámos impressões com alguns banhistas.
Esmeralda Leça fazia-se acompanhar de crianças de tenra idade. Já de regresso a casa, e depois de passar pelo “lava-pés”, referiu-nos que era a primeira vez que ia ao referido acesso ao mar.
«Gostei da praia. Dispõe de toda a comodidade e não tenho dúvidas de que, neste Verão, vai ser das mais concorridas da Madeira». As crianças, sobretudo as crianças, «adoram brincar na areia», frisou.
Jessica Gouveia, jovem do concelho de Machico, foi outra das banhistas que encontrámos já no fim de uma manhã e princípio de tarde de praia. Não era a primeira vez que aquela jovem se deslocava à praia da Banda D`Além e não vai ser, com certeza, a última vez.

Mais-valia para Machico

«Gosto muito disto. Foi uma mai-valia para Machico. Acho que com esta praia, muitos mais jovens estão a decidir ir ao mar ao contrário de antigamente que optavam por ficar em casa», disse-nos Jessica Gouveia. A jovem considerou, contudo, que a água apresenta-se um pouco turva.
Andreia Andrade, por seu lado, foi outra jovem com quem chegámos à fala. Fazendo-se acompanhar de um irmão mais novo, esta banhista lamentou que sejam só seis, os chapéus de sol fixos na praia. «Os restantes têm de ser pagos e sai bastante caro. Ainda assim, quando comparado com os preços praticados nos complexos balneares do Funchal e não só, acho que está acessível. Esta praia é bonita. Tem um acesso muito agradável», adiantou Andreia Andrade que não é do concelho de Machico mas sim de Santa Cruz. Apesar de admitir que o seu concelho tem também bons acessos ao mar, esta jovem sublinhou que aquilo que a atrai mais é a fina areia amarela da praia de Machico.
«As pessoas gostam mais de areia. Não magoa nos pés», brincou a jovem santacruzense.
Finalmente, chega a hora de usufruir da praia. São 16 horas. O dia está quente que se farta. O banho cai bem. Muito bem. Isto apesar de a praia estar a abarrotar.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos