A Câmara Municipal de Machico quer construir uma “promenade”, que ligaria São Roque (cidade) ao Parque Desportivo da Água de Pena. O presidente da Câmara diz que a autarquia prepara-se para lançar um estudo sobre a viabilidade financeira e técnica do projecto. O autarca aproveita para relevar o muito que se tem feito no Parque Desportivo da Água de Pena, uma obra da Vice-Presidência do Governo Regional.
A Câmara Municipal de Machico vai lançar um estudo técnico, para apurar a viabilidade técnica e financeira de construção de um passeio pedonal entre Machico (São Roque) e o Parque Desportivo da Água de Pena, uma infra-estrutura construída pela Vice-Presidência do Governo Regional.
O presidente da autarquia, Emanuel Gomes, não quer “abrir o jogo” e diz que não será para já a construção da “promenade”, mas defende que aquela infra-estrutura seria fundamental para o desenvolvimento do concelho, ligando polos de atracção (a frente-mar e o fórum Machico, por um lado, o parque desportivo, por outro).
Recorde-se que o parque desportivo ocupa uma área de mais de 40.000 metros quadrados, desenvolve-se sob a plataforma do aeroporto da Madeira, constituindo-se assim um espaço desportivo único no mundo.
O complexo desportivo de caracteristicas únicas conta com mais de uma dezena de campos polivalentes, onde se inclui um campo de areia para o futebol e voleibol de praia. Foi ainda construída uma pista de skate e um parque infantil a pensar nos mais pequenos.
No espaço central do Parque Desportivo, foi criado um open space reservado a exposições e um anfiteatro para a realização de diversas actividades culturais.
As áreas de apoio incluem um restaurante, cafés e esplanadas, espaços comerciais e balneários.
Em termos mais pormenorizados, temos um recinto desportivo com área de 968 metros quadrados, com o piso pintado, preparado para a pratica de hóquei em patins, patinagem e Futsal, um outro com uma área de mil metros quadrados, de piso sintético, com dois campos destinados á pratica de Mini-Basket.
e ainda mais um outro, com 1012 metros quadrados, de piso sintético, destinado à pratica de voleibol e Futsal.
Quanto ao espaço para skate, com 1.290 metros quadrados, ele acolhe as seguintes variantes: Fun box com corrimão, Fun box, Half Pipe, Quarter Pipe, Rampa de lançamento, espaço destinado à pratica de Skate e Bmx.
Para o andebol, que serve também o futsal, existe um recinto com 1.012 metros quadrados, de piso sintético.
Para o voleibol/futebol de praia foi preparada uma quadra, com 1.012 metros quadrados.
O basquetebol e o andebol partilham um recinto de 1.212 metros quadrados, de piso sintético.
Há ainda espaços para o ténis (dois campos, com 699 metros quadrados, piso sintético preparado para a modalidade), squash (três campos, área total de 237 metros quadrados), madeirabol (dois campos, 262 metros quadrados de área), padel (três campos, 802 metros quadrados, pisod e relva sintética) e desportos radicais (parede vertical com 30 metros para a prática de escalada e slide).
Destaque-se ainda a existência de um ginásio, com uma área de 178 metros quadrados, dotado de duas salas diferenciadas, uma destinada a aulas de grupo e outra para musculação e cardio-fitness, e de um Clube Náutico, com uma zona náutica com área de 296 metros quadrados, composta por bar e esplanada, restaurante e duas arrecadações.
Existe ainda um lago, com cascata artificial e espelho de água, que funciona como um espaço de lazer, com respectivamente 787 metros quadrados e 525 metros quadrados, com bóias de sinalização, ideal para a prática modelismo náutico. E ainda um parque infantil de 344 metros quadrados. Instalações sanitárias, balneários, serviços administrativos e posto médico complementam o investimento.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos