sexta-feira, 10 de julho de 2009

Visita dos reis (Espanha) quase pronta

A três semanas da chegada


Os reis de Espanha visitam a Madeira, pela primeira vez, no final deste mês. O embaixador de Espanha está no Funchal e este é um dos assuntos que vem discutir com as autoridades regionais. Alberto Navarro anunciou a chegada este domingo da missão preparatória espanhola que, juntamente com a portuguesa, vai ultimar esta deslocação de três dias dos monarcas.



(Rei Juan Carlos de Espanha e o Presidente da Republica Portuguesa Anibal Cavaco Silva que o vai acompanhar na visita a Madeira)


(Alberto Navarro e Miguel Mendonça)

A equipa espanhola que está a preparar a visita dos reis de Espanha à Madeira chega este domingo ao Funchal, anunciou ontem Alberto Navarro, embaixador de Espanha em Lisboa, à saída de um encontro com o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.
Alberto Navarro referiu que a visita dos monarcas à Região, entre 30 de Julho e 1 de Agosto, foi um dos assuntos abordados no encontro com Miguel de Sousa. E, a três semanas da chegada, já está tudo praticamente pronto.
«Está quase tudo organizado. Este domingo chega de Espanha a missão preparatória, que vai ter um encontro no Funchal com a missão preparatória portuguesa. Vão estar presentes o chefe do protocolo do Estado e o assessor das relações internacionais do Presidente da República. Eles vão ficar aqui três dias e vão preparar todos os detalhes da visita», explicou o embaixador, que acredita que esta visita e a chegada de Cristiano Ronaldo ao campeonato espanhol de futebol tornarão a Madeira um destino na moda para os espanhóis e para toda a América Latina.
Como a Madeira é a única região portuguesa que ainda não recebeu a visita dos reis espanhóis, esta deslocação assume contornos «quase históricos», relevou o diplomata.
Além da visita dos reis de Espanha à Madeira e ao Porto Santo, o embaixador espanhol disse ontem ter também conversado com o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira sobre as experiências autonómicas das Canárias, de onde é natural, e da Madeira, bem como sobre as relações destes territórios com a União Europeia.
A este último propósito, Navarro falou do fórum das Regiões Ultraperiféricas (RUP) que a presidência espanhola irá promover no primeiro semestre de 2010, quando assumir os destino da União Europeia.
«Devemos preparar bem esse fórum» que irá juntar as ilhas portuguesas, espanholas e francesas, referiu. «Será o primeiro», destacou.
Navarro disse também que as RUP querem preparar os seus objectivos para o período financeiro 2014-2020 e fazer uma proposta à nova comissão europeia, que vai entrar em funções a 1 de Novembro, sobre as questões que gostariam de ver desenvolvidas nesse período.

Madeira exemplo de integração

Entretanto, num almoço com empresários, o embaixador disse que Madeira é um dos melhores exemplos da integração europeia e mudou muito, sofreu um grande desenvolvimento, e isto em parte deve-se aos fundos comunitários que foram muito bem aproveitados nesta região.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos