sábado, 18 de julho de 2009

Novo parque eólico no Paul da Serra inagurado 2º Feira

O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, inaugura, na próxima segunda-feira, pelas 17h30, no Paul da Serra, o parque eólico Winmad, um investimento do Grupo Sousa, na ordem dos 3,7 milhões de euros, que irá permitir reduzir a importação e consumo de cerca de 1.400 toneladas de fuelóleo por ano e evitar a emissão de 4.500 toneladas de dióxido de carbono.
O parque eólico, situado no Paul da Serra, tem uma potencia total de 1,8 MW e é constituído por três aerogeradores assíncronos, com a potência unitária de 850 KVA e equipados cada um com um transformador de potência de 1000 KVA, 0,69KV/30KV, com uma potência nominal de 850 KW.
A cabine possui um mecanismo motorizado para rodar sobre a torre de modo a obter a orientação mais favorável para a produção de energia, de acordo com a direcção do vento.
A torre tem uma altura de 49 metros e é do tipo cónica, constituída por um conjunto de elementos, em construção soldada, dividida em duas ou mais secções. A base da torre será fixada a um maciço de betão armado, construído abaixo do nível do solo.
Os aerogeradores instalados têm como princípio de funcionamento a captação da energia eólica e a sua conversão em energia eléctrica. Estes aerogeradores arrancam quando a velocidade atinge 4,0 m/s, têm a produção máxima aos 17 m/s e são desligados quando a velocidade do vento atinge 25 m/s, de modo a proteger o aerogerador de esforços excessivos que possam pôr em risco a integridade da torre e das fundações


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos