Cerimónia nacional do primeiro hastear da Bandeira acontece no Garajau, a 1 de Junho
Este ano, Portugal vai ter 240 praias e 14 marinas com a Bandeira Azul, um número inédito que regista mais 14 zonas balneares do que o ano passado, com a entrada no programa de 13 novas praias e a reentrada de 28. Na Madeira, foram apresentadas 16 candidaturas (15 praias e uma marina), sendo que todas elas foram aceites. Recorde-se que, na Região, em virtude da catástrofe climatérica que se abateu em Fevereiro sobre a ilha, o número de Bandeiras Azuis decresceu, havendo menos uma marina.
Ora, da lista de praias galardoadas da ABAE, temos que no Funchal vão ostentar o galardão a Barreirinha, o Clube Naval, a Ponta Gorda/Poças do Governador, Poças do Gomes/Doca do Cavacas e Formosa. Em Santa Cruz, teremos Palmeiras, Roca Mar, Galo e Garajau. No Porto Santo, há a registar o egresso à lista da praia da Calheta, que se junta à Fontinha e Ribeiro Salgado. Em São Vicente, a Bandeira vai ser hasteada no complexo da Ponta Delgada, o mesmo acontecendo na Ribeira do Faial (Santana). A norte, as piscinas naturais do Porto Moniz vão voltar a manter a bandeira.
Quanto às marinas, apenas a da Quinta do Lorde figura entre a lista, sendo que em relação à do Funchal, e em consequência do temporal, nem foi apresentada candidatura.
Apesar de tudo, João Correia, director regional do Ambiente, mostra-se satisfeito com o anúncio da Associação Bandeira Azul da Europa, dadas as circunstâncias do inverno. «Se não fosse a questão do Lido e a Ribeira Brava – que até já tinham apresentado a candidatura, mas depois foi retirada -, ficaríamos com o mesmo número do ano anterior. Face ao que aconteceu, é um número satisfatório», comentou.
Ainda assim, subsistem algumas dúvidas, sendo que o caso da Barreirinha é o que merece maiores atenções. «É o caso mais complicado, em termos da execução da estação elevatória. Mas, dos contactos que tenho mantido com a Câmara – e temos ainda dois meses -, a ideia é a de que a 21 de Junho tudo estará concluído», disse.
Outros complexos estão também a ser alvo de pequenas obras, mas que não comprometem, para já, o hastear do galardão máximo da qualidade das praias.
Santa Cruz quer Dia das Desertas
De salientar ainda que, este ano, a cerimónia de hastear da primeira Bandeia Azul terá lugar no próximo dia 1 de Junho na praia do Garajau, em Santa Cruz. A este respeito, João Correia diz que decorre de uma «atenção especial» da Associação, perante o temporal que se abateu na Madeira.
«Sugerimos essa hipótese de ser feita cá, que foi prontamente aceite e correspondido. O programa da apresentação será agora definido pela própria ABAE, mas nada está definido ainda», disse.
Visivelmente orgulhoso com a decisão estava, ontem, José Alberto Gonçalves, autarca de Santa Cruz. «De facto, acho que temos feito o possível e os necessários esforços para ter algumas bandeiras azuis no município», sublinhou, embora reconheça que, este ano, «tem sido complicado devido à intempérie cujos efeitos ainda se vão sentido».
A zona que merece maior atenção está centrada na faixa Porto Novo/Palmeiras, em virtude das muitas obras de contenção e preparação de pontes que fazem com que ainda se verifique muito movimento de terras no leito das ribeiras, que vai desaguar ao mar.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos