Nini Andrade Silva tem vindo a mostrar que é possível fazer negócios no estrangeiro a partir da Madeira. De Londres e Moscovosurgem convites
Data: 13-07-2009
O seu nome está associado a projectos desenvolvidos na Argentina, Brasil, Suíça, Malásia, Filipinas e China. E hoje está a trabalhar em projectos de arquitectura de interiores na Áustria e em Cabo Verde, tendo sido recentemente convidada para desenvolver trabalhos nas cidades de Londres, Moscovo e Abu Dhabi. De Nova Iorque surgem propostas, também.
Madeirense, licenciada em Desing de Interiores pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Nini Andrade Silva complementou a sua formação com novas experiências em Nova Iorque, África do Sul e Dinamarca.
Tudo começou há 19 anos. Com a abertura da primeira loja 'Esboço', no Garajau, projecto sonhado com Isabel Borges. Seguiram-se outras duas lojas na cidade do Funchal e, mais recentemente, a construção de raíz da casa-mãe, na Rua Carvalho de Araújo, onde se juntou o sócio Ricardo Silva. Desde a primeira hora que a empresa se notabilizou por garantir uma oferta integrada. De projecto de arquitectura. Talvez por isso, há dois anos deu-se a aposta no Atelier Nini Andrade Silva, que junta dez arquitectos e designs de nacionalidades diferentes. No Funchal a Esboço Interiores emprega trinta colaboradores.
Grande aposta da empresa madeirense é o desenvolvimento de uma linha de mobiliário (Garota do Calhau) que nesta fase está a ser comercializado internacionalmente, sendo fabricado na China. Em breve este projecto conhecerá novos desenvolvimentos, com a criação de uma linha de mobiliário interior.
Mais recentemente, o atelier da madeirense foi convidado pela empresa britânica 'International Interiors' - fornecedora das mais importantes marcas de cadeias hoteleiras - para desenhar uma nova linha de mobiliário para hotelaria que será fabricada no Dubai, onde a empresa tem instalações fabris com cerca de mil operários no activo.
Facturar 3 milhões de euros
Com uma marca valiosa e internacionalmente reconhecida, o s trabalhos do atelier têm sido destacados no anuário Andrew Martin, razão pela qual os convites passaram a surgir um pouco de todo o mundo.
Com um volume de negócios de 3 milhões, o trabalho que vem sendo feito tem obrigado a um investimento de grande envergadura, cujos frutos serão colhidos no futuro. Mas nesta altura quase metade do seu volume de negócios já é garantido fora da Madeira.
Distinguida com prémios nacionais e internacionais que a tornam uma das designs de referência e uma marca portuguesa no estrangeiro, os projectos de Nini Andrade Silva foram alvo de reportagens no New York Times, Financial Times e na mais famosa revista da especialidade, a Wallpaper. Mas a madeirense e o seu trabalho já ilustraram a capa de revistas em Tóquio, bem como publicações coreanas e chinesas ao mais alto nivel da arquitectura,.
Crescer em Portugal e sobretudo ganhar novos mercados no estrangeiro são as prioridades estratégicas. "As coisas têm acontecido naturalmente e hoje já só trabalhamos por convite", reconhece Nini Andrade Silva.
Convite da Holanda
Elegendo a internet como "um meio fantástico" que lhe permite acompanhar os projectos desenvolvidos em outros continentes, a madeirense tem programada uma viagem à Holanda para acertar a concepção do design dos locais de acolhimento das festas da 'Sensation-Ocean of White'. "Nós colaboramos este ano com a organização de Lisboa, concebendo uma sala VIP que agradou muito aos holandeses que agora querem a nossa colaboração em diferentes capitais do mundo".
Com interesses no mercado asiático, Nini Andrade Silva esteve presente no Fórum de Cooperação Económica e Comercial Portugal/China, que sábado juntou em Lisboa uma comitiva chinesa, liderada pelo ministro do Comércio, aos empresários portugueses de referência
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos