domingo, 12 de julho de 2009

Requalificação da zona envolvente do Miradouro do Cabo Girão (com varios renders do Projecto)


Requalificação da zona envolvente do Miradouro do Cabo Girão

O Cabo Girão é um marco na geografia da Madeira e é o segundo mais alto cabo da Europa (o primeiro localiza-se na Noruega) com 580 metros de altura acima do mar. Esta característica faz do Miradouro, que se localiza no topo da arriba, um dos sítios turísticos mais emblemáticos, e um dos locais de visita indispensáveis na Região, com mais de 300.000 visitantes por ano.

Do miradouro, desfruta-se não só de uma ampla panorâmica sobre o Mar e sobre o anfiteatro da cidade do Funchal, mas, sobretudo, de uma impressionante vista na vertical sobre a fajã e a praia, que se encontram quase 600 metros abaixo, isto é, quase duas vezes a altura da Torre Eiffel.

Como sítio de atracção turística, este miradouro, construído há mais de 50 anos, é visitado diariamente por centenas de turistas que aí se deslocam, sobretudo integrados em excursões, com tempos de permanência curtos, em média menos de 15 minutos, e com picos de visita de manhã e no final da tarde, separados por largos períodos de muito poucos visitantes ao longo do dia.








Este tipo de utilização do miradouro deve-se, em grande parte, à falta de adequação do espaço às exigências do turismo actual, nomeadamente da valorização cultural do sítio, da sua requalificação paisagística e ambiental, e da modernização dos serviços complementares.

Este Projecto da Requalificação da Zona Envolvente do Miradouro do Cabo Girão tem por objectivo a revalorização do sítio, enquadrada na estratégia regional de requalificação do Destino Madeira, definida no Plano de Ordenamento Turístico, POT (2002).

Sendo a paisagem um dos principais atractivos da Madeira, e os Miradouros um dos locais privilegiados para a desfrutar, a intervenção projectada para o Cabo Girão pretende-se inovadora, no sentido de configurar um local de visita diferenciado no conjunto dos Miradouros da Região.




1. Entrada Principal

2. Miradouro

3. Núcleo Central / Zona de Estar

4. Posto de Turismo / Centro de Exposições

5. Cafetaria

6. Comércio / Lojas

7. Instalações Sanitárias

8. Zona de Estar / Jardim

9. Parque de Merendas



Estacionamento

A. Autocarros

B. Taxis

C. Particulares











Projecto de Requalificação do Miradouro do Cabo Girão e da sua envolvente, compreende o seguinte conjunto de acções integradas:

1. Alterar a estrada de acesso e a localização das áreas de estacionamento, construindo uma nova via que permite ampliar as áreas de estar e de circulação pedonal dos visitantes, preservando o espaço de visita da circulação automóvel que actualmente o atravessa;

2. Construir um novo percurso pedonal de acesso ao miradouro, mais extenso, mais sobranceiro à arriba, e mais integrado na paisagem;

3. Demolir o edifício existente e construir um conjunto de instalações de menor impacte e mais integradas na paisagem, onde se localizam os serviços de apoio aos visitantes – posto de turismo com área de exposição, cafetaria, venda de artesanato, instalações sanitárias e ligados a um amplo terraço de estar e de encontro dos visitantes.

4. Reconstituir o perfil natural do terreno na zona cortada pela estrada actual e ampliar as zonas verdes e arborizadas melhorando o enquadramento paisagístico do miradouro e das instalações de apoio;

5. Recuperar a área do miradouro, mantendo algumas das características arquitectónicas do projecto inicial, e construir uma varanda balançada para o mar, conforme se descreve adiante;

6. Utilizar materiais naturais, sobretudo a pedra natural da região nas paredes, pavimentos e muros de suporte, e a madeira e cobre no revestimento das coberturas;













7. Tratar paisagisticamente todo o espaço, utilizando espécies da vegetação indígena da Ilha da Madeira com a manutenção da mata de eucaliptos existente nas encostas adjacentes;

8. Iluminar os espaços de visita, tendo como principal objectivo a valorização do miradouro e da arriba e por forma a constituir um atractivo que permita dinamizar visitas nocturnas.

Será, também, instalada iluminação exterior que permitirá referenciar o Cabo e o miradouro na paisagem nocturna da Madeira, tornando-o visível do mar, bem como das encostas de Câmara de Lobos e do Funchal.




A intervenção mais importante de requalificação da zona do miradouro do Cabo Girão vai incidir na própria plataforma do miradouro. Esta intervenção tem em vista acentuar a sensação de altura em relação ao mar que os visitantes podem experimentar quando visitam o local.

Neste sentido, a construção do novo percurso pedonal desde a porta, junto ao estacionamento, até ao miradouro, bordejará a falésia deixando perceber, através da mata, o acentuado declive da encosta até ao mar, atravessará, depois, a crista que chega ao topo da arriba, sem os muros e protecções que hoje delimitam o caminho, e terminará na plataforma do miradouro. Desta plataforma, o visitante terá acesso a uma varanda balançada para o mar, cujo sector central terá um pavimento em vidro. Aí, o visitante terá os pés a cerca de 580 metros acima do mar e poderá ter uma sensação que se pretende que seja única.

O objectivo desta intervenção é dar uma nova dignidade a este local emblemático da Madeira, valorizando as suas principais características: a altura do cabo e a sua relação com o mar e com a paisagem envolvente.

Assim, a ampliação e o tratamento cuidado do percurso dos visitantes até ao miradouro e a varanda de vidro, contribuirão para uma maior dramatização do sítio através de uma crescente percepção da sua relação com o mar.

Por outro lado, a renovação dos serviços de apoio – posto turístico, exposição, cafetaria e venda de artesanato – associados a espaços de estar exclusivamente pedonais, proporcionarão melhores condições para uma maior permanência dos visitantes no local.

A intenção é que o visitante descubra um novo espaço que cative a sua atenção, proporcione condições a maior tempo de permanência no local, e torne a visita inesquecível. Deste modo, o miradouro do Cabo Girão continuará a ser um local de “visita obrigatória” no contexto da diversificação e modernização dos espaços turísticos que se vem dando na Região.









Texto e Imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos