Santos Costa visitou obra que deverá estar pronta no final do Verão
A partir do próximo mês de Agosto deverá ser possível circular na nova Via Expresso que vai permitir o alargamento para norte do centro da freguesia da Ponta do Sol. Santos Costa visitou ontem a obra, que numa segunda fase vai ligar a via à freguesia da zona alta do concelho, em troço que vai compreender túneis e pontes.
(Fotos CM Ponta do Sol)
O secretário regional do Equipamento Social esteve ontem na entrada da Via Expresso entre a vila da Ponta do Sol e os Canhas para mostrar em que fase está a obra de infra-estruturas gerais do Vale da Ribeira da Ponta do Sol.
Os trabalhos visitados por Santos Costa estão a ligar a vila da Ponta do Sol àquela freguesia e prolongam-se pelo vale da Ribeira e depois, em túneis, para os Canhas, o que vai permitir, na primeira área, a expansão da zona urbana da sede do concelho.
De facto, segundo explicou o responsável pela pasta do Equipamento Social, a área intervencionada vai permitir que se atinjam dois objectivos principais: em primeiro lugar vai tornar possível a expansão e aproveitamento dos terrenos marginais que assim ficam aproveitáveis, o que vai permitir, para além de iniciativas privadas, a implantação do posto policial e a nova Escola Básica, também programada, e ainda a construção de um novo mercado, também já programado.
Para além disso, explicou ainda Santos Costa, há a possibilidade de a iniciativa privada poder ali construir algumas infra-estruturas, o que vai enriquecer ainda mais o desenvolvimento económico na Ponta do Sol.
Em segundo lugar, afirmou o secretário, a construção desta infra-estrutura serve, também, de primeiro troço de arranque da construção da Via Expresso para os Canhas, que «como sabem, está tambám inscrita no programa de Governo até 2011».
O segundo troço da mesma ligação, concluiu, «vai arrancar precisamente aqui nesta zona, com a execução de um primeiro túnel e depois de um segundo, até chegarmos aos Canhas, uma freguesia na parte alta da Ponta do Sol». A obra tem uma extensão de cerca de 3,5 quilómetros, cujo «traçado está a ser mais ou menos consolidado».
Quanto a números, o investimento da obra é de cerca de 5,5 milhões de euros, tendo «algumas pontes construídas sobre a ribeira, e um pequeno túnel no arranque do troço».
Está também projectada uma pequena área de lazer em parte dos 33 mil metros quadrados de área intervencionada. Quanto a prazos, a obra deverá estar em condições de ser inaugurada até o final do Verão.
Santos Costas esteve, nesta visita, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Rui Marques e pelos técnicos da Direcção Regional de Infra-Estruturas e Equipamentos, entidade que tem vindo a executar os trabalhos no terreno.
Fajã da Areia continua a ser analisadaÀ margem da visita às obras da Ponta do Sol, Santos Costa falou da situação actual dos terrenos da Fajã da Areia, onde recentemente ocorreu uma derrocada que pôs em perigo várias famílias.
O secretário regional do Equipamento Social referiu que «temos estado a observar a origem do que aconteceu e já sabemos, porque os nossos técnicos já visitaram o local, o que aconteceu da origem da queda das pedras». O assunto está a ser analisado e «estamos a procurar a forma de minimizar qualquer risco que ainda possa advir do mesmo local». Santos Costa recordou que se trata de «um fenómeno natural, que ocorre aqui na Madeira, esporadicamente, sabemos que ocorre noutras zonas das nossas arribas» e «estamos a ver a possibilidade de se poder limpar melhor aquela zona para evitar qualquer situação futura, não temos o assunto ainda concluído em termos de decisão». Mas será tornada pública logo que for tomada, garantiu o governante, que referiu ainda que, em relação aos moradores, alguns «aceitaram ser realojados e a Câmara Municipal de São Vicente e a Investimentos Habitacionais da Madeira acautelaram as situações».
Recorde-se que há algumas semanas uma derrocada pôs em perigo algumas vidas no sítio da Fajã da Areia, em São Vicente, tendo provocado estragos em algumas propriedades naquela localidade.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos