domingo, 12 de julho de 2009
Lagoa das Águas Mansas está cheia
(Foto da Lagoa no dia da inaguração PGRAM)
A Lagoa das Águas Mansas encontra-se cheia. O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, em declarações ao JM, confirme o facto e congratula-se pelo mesmo. E diz que é a melhor resposta aos detractores do projecto, que afirmavam que aquele espaço nunca encheria. «Afinal...».
A Lagoa das Águas Mansas foi inaugurada em meados de Março. A Lagoa das Águas Mansas (214.000 metros cúbicos) é a primeira a estar concluída de um conjunto de cinco - a da Portela (100.000 metros cúbicos), a do Santo Serra (800.000 metros cúbicos), a da Ponta do Pargo (100.000 metros cúbicos) e a do Paul da Serra (500.000 metros cúbicos).
Estas lagoas estarão concluídas, até 2011, seguindo-se-lhes uma outra na zona do Alecrim, no Paul da Serra, numa colaboração IGA — Investimentos e Gestão de Água (IGA) e da EEM — Empresa de Electricidade da Madeira, de 1000.000 metros cúbicos de água.
O projecto das Águas Mansas inclui três obras, ou seja, para além da lagoa, envolve ainda a reflorestação de uma zona florestal muito importante com recurso às terras remexidas e à plantação de mais de quatro mil árvores e a construção de uma área de lazer para a população a montante da lagoa.
Lagoas terminadas em 2011
A Lagoa das Águas Mansas visa não só apoiar a agricultura como também o abastecimento público de água potável, dado que está ligada à Estação de Tratamento do Santo da Serra.
Esta fase de construção das lagoas deverá estar terminada em 2011 que decorrerá em paralelo com a recuperação dos grandes canais ou levadas que transportam a água do Norte para o Sul da Madeira e com a continuação dos trabalhos de furos de captação.
Jornal da Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos