terça-feira, 14 de julho de 2009

Emigrante Açoriano quer Navio Ferry a fazer viagens Açores-Madeira

Novo ferry na 'linha'

Data: 14-07-2009


Atlântida


John Amaral


A notícia foi avançada DN de Lisboa, o qual refere, na sua edição de ontem, que a Madeira poderá beneficiar de uma nova ligação marítima de passageiros e carga, desta feita, entre os Açores e a Região.

O projecto, segundo aquele matutino, está a ser estudado e desenvolvido por um empresário luso-canadiano, o qual já apresentou, inclusive, uma proposta de compra do navio-ferry 'Atlântida', construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo para a Açorline, mas, entretanto, recusado pelo governo açoriano, com o argumento de que o ferry não cumpria com as velocidades contratadas.

O objectivo é criar uma linha Açores-Madeira, o que, e a concretizar-se, quebraria o isolamento marítimo verificado entre o arquipélago dos Açores, a Madeira, e, ainda que indirectamente, com Portugal Continental, graças à ligação ferry Madeira-Portimão, da Naviera Armas. Assim, o tão polémico, quanto luxuoso 'Atlântida' poderá sair da doca e iniciar circuitos turísticos entre as duas ilhas, quebrando um jejum nas ligações de passageiros que já duram há cerca de 30 anos.

O referido empresário, um emigrante açoriano no Canadá, é proprietário de uma empresa de transportes marítimos e apresentou uma proposta para a integração do ferry no modelo de transportes para aquela região autónoma e que prevê, a criação de uma linha marítima entre ilhas.

"Quero dar aos meus conterrâneos aquilo que eles precisam, com toda a qualidade. O Governo Regional dos Açores já tem esta proposta em mãos", explicou John Amaral, o empresário, gerente da 'Cascata do Mar', empresa de capitais canadianos interessada no negócio. A proposta de John Amaral prevê uma rede de três navios num investimento de 100 milhões de euros.

Recorde-se que ferry 'Atlântida', foi encomendado pelo Governo Açoriano, com o objectivo de ser utilizado em cruzeiros de 9 dias por todo o arquipélago. Sobre este ferry, conforme explicou o empresário, o Governo Regional já pagou 32 milhões aos ENVC e a proposta da empresa ao Executivo dos Açores passa por liquidar esse valor, faseado por um período de 10 anos, com pagamentos de 3,2 milhões de euros anuais. "Prestações essas que serão pagas com o serviço de aluguer do navio 'Atlântida', para Cruzeiro de Turistas em todas as ilhas dos Açores, durante todo o ano", disse.

"Não é por causa de menos de duas milhas de velocidade que se abandona um navio novo. Para o turismo isso não faz nenhuma diferença", referiu.


DN Madeira

2 comentários:

  1. penso que seria rentável um ferry semanal de Portimão - Açores . QUEM NÃO FOI Á MADEIRA? , quase todo o mundo.Os Açores tem muito para descobrir.

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  2. A quem fale na possibilidade do Armador Canario Armas ligar o Funchal a Ponta Delgada, assim os Açores estaria também ligado a Portimão.
    Quanto a ligação directa entre Portimão e Ponta Delgada nunca ouvi ninguem falar.
    Sobre a rentabilidade não sei a linha Canarias /Funchal/Portimão nem todo o ano da lucro e ele so consegue não ter tanto prejuizo porque aposta também na carga rodada .
    Na linha Ponta Delgada/Portimão so daria muita rentabilidade se ele não tivesse nenhuma restrição no transporte de carga porque se fosse so contar com passageiros eu acho que não daria .
    Como o Governo Açoriano não vai ceder na restrição de transporte de carga a linha não seria viavel , por isso a melhor maneira é Ponta Delgada estar ligada ao Funchal por um ferry mais pequeno com camarotes (O Ferry Atlantida não tem e para uma viagem de mais de 24 horas seria necessario) , esta ligação poderia trazer mais benificios aos Açores que a ligação directa com o Continente , com esta ligação os Açores teria não so o mercado Continental mais também o Madeirense e o Canario .
    Para o armador também seria bom , rentabilizaria mais as ligações Portimão/Funchal e Canarias/Funchal porque teria um aumento de carga e passageiros esse aumento seria a parte com destino aos Açores .

    Economicamente seria bom tanto para a Madeira como para os Açores , os Açores poderiam exportar para a Madeira Carne bovina, Laticinios, Atum e outros produtos que vosses tenham a um preço mais em conta e nos Madeirenses poderiamos exportar para vosses mão de obra especializada , materias de construção transformados , produtos de charcutaria etc.

    Outra coisa os Açores tem um problema, que so agora o Carlos Cesar começou a perceber-se e começou a tomar medidas o Ferry do Armas não teria nenhum lugar para atracar nos Açores , não existe nenhuma rampa RO/RO, até no belissimo Portas do Mar o Armas não consegueria atracar , aqui no Porto do Funchal temos 1 rampa desses e depois das obras passaremos a ter 3 (grande aposta do Governo Regional neste tipo de transporte).
    Mais tu podes perguntar mais nos Açores já recebe Ferrys no verão mesmo sem essa rampa ? eu sei , mais também sei que nenhum ferry que andou por ai tem capacidade para transporte de Camiões com atrelado e até mesmo um camião pequeno tipo canter com caixa termica não consegueria entrar , a entrada e saida dos carros é feita por uma porta lateral que encosta na muralhas do porto , até o Ferry Atlantida que o Governo Açoriano mandou fazer não tinha condições para o Transporte de Carga rodada , o ferry Madeirense Lobo Marinho que tem as mesmas dimensões que o Atlantida foi feito de raiz para o Transporte de Carga e passageiros nele cabe tudo, tirando Ferro, Cimento e Combustivel todo o transporte de mercadorias do Funchal para o Porto Santo é feito por ele até o lixo produzido no Porto Santo é ele que transporta todos os dias para a Madeira.
    Uma das razões do Porto Santo ser o que é hoje é devido aos Ferrys , estou certo que se os transportes entre as ilhas Açorianas fosse feitas por Ferrys tipo o Lobo Marinho os Açores estariam muito mais desenvolvidos , os tranportes maritimos tradicionais que precisam de gruas para serem carregados , são coisas do passado o que esta a dar é ferrys que transportam carga rodada , nas Canarias eles já perceberam isso e os Ferrys é que dominam por aquelas bandas é por isso que estão tão desenvolvidos , a Madeira já despertou para o Futuro agora so falta os Açores .

    Para acabar se no futuro houver uma ligação directa entre os Açores e o Continente o porto escolhido não sera o de Portimão.
    Portimão foi escolhido pelo Armas por ser o Porto mais perto da Madeira , por ter as mais baixas taixas e pelo grande apoio dado pelas Autoridades Algarvias .
    Para as ligaçõe para os Açores directo talvez escolhecem os Portos de Leixões ou Aveiro que os Portos que ficam mais perto dos Açores .

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