Para transporte dos passageiros marítimos entre Funchal e Porto Santo
O presidente do Governo Regional inaugura hoje o terminal de passageiros do porto do Funchal, em cerimónia que terá lugar pelas 17.00 horas. O investimento em causa pretende dar melhores condições a todos aqueles que pretendam deslocar-se por via marítima entre a Madeira e o Porto Santo. No início do mês de Agosto, será inaugurado o terminal do Porto Santo. Em conjunto, custaram 400 mil euros.
O terminal de passageiros do Porto do Funchal é hoje inaugurado pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, em cerimónia que terá lugar pelas 17.00 horas.
A nova infra-estrutura corresponde a um importante passo no sentido da melhoria do serviço prestado aos passageiros que pretendam deslocar-se por via marítima entre a Madeira e o Porto Santo. Com efeito e após o importante investimento que foi feito em 2003 na significativa melhoria nas condições da própria viagem, através da introdução do novo Lobo Marinho, um investimento que rondou os 38 milhões de euros, tornou-se importante dotar os serviços de apoio aos passageiros em terra com igual qualidade.
Ponto de venda com qualidade
Com este terminal pretende-se proporcionar, por um lado, aos passageiros que pretendem adquirir a sua passagem mesmo antes do embarque, de um ponto de venda com a qualidade e capacidade que existe no principal ponto de vendas da empresa. Por outro lado, e na fase prévia ao embarque, pretende-se que o passageiro tenha um espaço protegido do sol e da chuva, o que até agora era inexistente.
O projecto de arquitectura foi assinado pelo Arquitecto João Conceição e teve em consideração a necessidade de possuir características aligeiradas, uma vez que se identificou que os passageiros pretendem efectuar o embarque o mais rapidamente possível para o navio.
A proximidade da água do mar sugere sensações de movimento e leveza, que estão na base do conceito da expressão arquitectónica para este terminal marítimo do Porto do Funchal.
O edifício está dividido em duas áreas principais, uma administrativa e de compra e venda de bilhetes e a outra de espera e controle de embarque. Optou-se por uma estrutura em perfis normalizados de ferro, metalizados e pintados. Os revestimentos são feitos com contraplacados marítimos ou vidro com corte térmico. A nave central, configurada por peças estruturais em forma de arco, é evocativa de estruturas navais e suporta, para o exterior, um encadeamento de formas geométricas que conferem grande valorização plástica ao edifício.
Empresa inaugurada a 27 de Julho
O Porto do Porto Santo será também dotado de um terminal com idênticas características ao do Funchal e prevê-se a sua conclusão para o inicio do próximo mês de Agosto. No total estes dois terminais de passageiros representam um investimento global de aproximadamente 400.000 euros.
Entretanto, a 27 de Julho, o presidente do Governo Regional da Madeira inaugura, pelas 18.00 horas, na freguesia de São Pedro, as novas instalações da empresa AEM (Análises Estatísticas da Madeira).
Com sede à Rua das Cruzes, nº 7F, esta empresa, que tem acreditação junto da Direcção Regional de Qualificação Profissional e presta diversos serviços a organismos públicos e privados, dispõe agora de um novo serviço intitulado “formação presencial”, com vários cursos ao longo do ano.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos