Data: 02-07-2009
Um mês depois de ter recebido o transplante de medula óssea, Rodrigo Sousa, o bebé madeirense a quem foi diagnosticada uma leucemia linfoblástica aguda às seis semanas de idade, permanece internado no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.
O organismo do Rodrigo tem vindo a responder bem à nova medula e os valores hematológicos já estão praticamente repostos, exceptuando as plaquetas que estão a ser um pouco teimosas, uma situação que os médicos dizem normal, como explicou ao DIÁRIO Pedro Sousa, o pai do bebé.
Mas há duas semanas, os pais e a família do Rodrigo não ganharam para o susto quando, derivado a todos os tratamentos de quimioterapia realizados desde meados de Agosto do ano passado, o bebé desenvolveu aquilo que se chama doença obstrutiva do fígado.
A condição clínica levou a que tanto o fígado como os rins do bebé começassem a falhar e o Rodrigo teve de ser transferido para os Cuidados Intensivos do Hospital Amadora-Sintra onde permaneceu sob vigilância apertada durante 15 dias.
Finalmente o fígado começou se a regenerar, os rins voltaram a 'trabalhar' e o Rodrigo regressou na passada segunda-feira ao IPO. Agora terá de permanecer internado, previsivelmente, mais algumas semanas, para recuperar totalmente. Infelizmente, isto também significa que o bebé vai celebrar o primeiro aniversário, no próximo dia 7 de Julho, ainda entre as paredes do IPO. Mas Pedro e Orvídia, que acompanham o filho 24 horas por dia, esperam agora que o Rodrigo recupere e possa regressar à Madeira o mais rápido possível.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos