quarta-feira, 15 de julho de 2009

Reforçar parcerias (Madeira /Açores)

Secretário Regional de Ciência, Tecnologia e Equipamentos dos Açores na Região


O secretário regional de Ciência, Tecnologia e Equipamentos adiantou ontem a pretensão do estabelecimento de uma parceria com o Tecnopolo na área das tecnologias. «Nós precisamos, como regiões insulares, de reforçar parcerias estratégicas que de algum modo promovam também estas áreas do conhecimento e do saber», disse.




O secretário regional de Ciência, Tecnologia e Equipamentos, do Governo Regional dos Açores, de visita à Região, deu ontem a conhecer a intenção de estabelecimento de uma parceria com Tecnopolo na área da tecnologia.
Aproveitando a sua deslocação à Região, José António Vieira da Silva Contente visitou, ontem, o Arquivo Regional da Madeira e a Biblioteca Pública Regional. Ali, foi recebido pelo secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, e pelo director regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva.
Na ocasião, o governante açoreano referiu que fez «duas visitas aqui à ilha da Madeira no âmbito de uma parceria que nós queremos estabelecer com o Tecnopolo na área da tecnologia».
Segundo afirmou, os Açores têm também agora um conjunto de infra-estruturas que estão a ser lançadas a este nível, designadamente parques tecnológicos, o Instituto de Biotecnologia dos Açores e também o Centro de Excelência do Mar, que já funciona na Horta. Como tal, disse que nós precisamos, como regiões insulares, de reforçar parcerias estratégicas que de algum modo promovam também estas áreas do conhecimento e do saber».
José António Vieira da Silva Contente afirmou que teve uma reunião com o vice-presidente do Governo Regional da Madeira, «no sentido de promovermos esse entendimento cada vez melhor para podermos, nós nos Açores, e ao nível também da Madeira e das Canárias, constituirmos um cluster científico e tecnológico reforçado e que represente também o desenvolvimento deste mundo moderno, que tem de ser acompanhado pelo saber e pela experiência».
Abordado sobre o Madeira Tecnopolo, disse que «é o exemplo que nós também defendemos, no sentido da ligação das empresas ao conhecimento». É que, sublinhou, «é fundamental que a ciência e a tecnologia estejam associadas a emprego qualificado e também mais-valias para as empresas e para as pessoas onde se inserem essas infra-estruturas». «É esse o nosso objectivo, é esse o nosso critério, no apoio que nós já damos neste momento à Universidade dos Açores e aos projectos de investigação, porque o conhecimento serve para as soluções científicas responderem a soluções que também são específicas em termos dos problemas regionais», disse ainda.
Quanto ao Arquivo, o secretário açoreano disse que «temos um arquivo regional e biblioteca pública dos Açores, que recolhe toda a documentação». Mas, para além disso, referiu que o Governo Regional tem agora um novo diploma que, de algum modo, «impõe, e bem, aos departamentos do Governo, um tratamento mais circunstanciado e mais firme, sob o ponto de vista da pormenorização do acervo, de modo a termos o cuidado necessário suficiente com documentação própria».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos