A Escola Básica com Pré-escolar da Achada, em São Roque, no Funchal, um investimento do Governo Regional no valor de 2,7 milhões de euros, vai estar concluída antes no novo ano lectivo, que se inicia a 21 de Setembro. Anunciou o secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa, numa visita às obras daquele estabelecimento de ensino que vai constituir-se como uma alternativa aos alunos da Escola da Carreira, que será extinta.
A Escola Básica com Pré-escolar da Achada, em São Roque, estará concluída até ao início do novo ano escolar, a 21 de Setembro. A notícia foi dada a conhecer pelo secretário regional do Equipamento Social que ontem visitou as obras de construção daquele estabelecimento de ensino.
Trata-se, segundo salientou, de uma das muitas obras que o Governo Regional, no seu programa, contemplou para o concelho do Funchal.
De acordo com Santos Costa, a Escola da Achada é um «investimento muito importante», que representa um «investimento de 2,7 milhões de euros».
«O Governo Regional tem vindo a fazer um conjunto de investimentos no sector das escolas», recordou, referindo que, no Funchal, alguns desses investimentos já foram inaugurados, enquanto que outros ainda estão em curso.
A este respeito, fez referência à Escola do Visconde Cacongo, a mais recentemente inaugurada, que sofreu uma intervenção ao nível do redimensionamento. «Ficou numa escola praticamente nova», apontou, acrescentando que o redimensionamento da Escola da Lombada «também ficou bastante bem».
Além disso, o secretário da tutela disse ainda que está a ser feito um «investimento grande na escola técnico-profissional de São Martinho». Considerando que esta é uma escola grande, referiu que «não vai ficar concluída para o próximo ano escolar, dado o volume de investimento e de construção que representa».
Santos Costa adiantou que outras intervenções estão ainda previstas para lançar este ano, designadamente a Escola das Romeiras. Mas, prosseguiu, «há outras ainda no Programa de Governo até 2011, como é exemplo o Imaculado Coração de Maria».
O governante com a pasta do equipamento social, fez questão de referir que as intervenções nas escolas são «um investimento do Executivo madeirense que vai permitir ao Funchal ficar coberto quase a 100% no que se refere ao seu parque escolar, de escolas a tempo inteiro, nomeadamente de pré-escolar.
Dadas estas circunstâncias, «é com orgulho que o Governo Regional aqui vem mostrando, como é seu dever e obrigação, aquilo que está a fazer, de acordo com os compromissos assumidos com a população.
Funchal com «o melhor parque escolar das cidades médias do País
«Vamos ficar, indiscutivelmente, com o melhor parque escolar das cidades médias do País». A afirmação é do presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), que ontem acompanhou a visita do secretário regional do Equipamento Social às obras da Escola Básica com Pré-escolar da Achada.
Miguel Albuquerque disse que a autarquia e o governo têm trabalhado em conjunto e de uma «forma muito profícua no que diz repeito à remodelação de todo o parque escolar do 1º. Ciclo». «Temos cerca de 4 mil alunos do 1º. Ciclo na cidade do Funchal», contou.
De acordo com o autarca, neste momento, 98% dos alunos frequentam as escolas a tempo inteiro. Um processo que se iniciou há cerca de 12 anos, «muito antes de ser anunciado no continente pelo Governo da República a vocação das escolas para darem aos alunos um currículo extra-oficial, desde o inglês às aulas de informática», salientou, referindo ainda que no Funchal «fomos pioneiros a nível nacional desta modalidade».
Com a conclusão da Escola da Achada, que permite o encerramento da Escola da Carreira que se encontrava já numa fase adiantada de degradação, e as conclusões das escolas do Imaculado e das Romeiras, Miguel Albuquerque diz que o Funchal terá um parque escolar «totalmente remodelado».
Um trabalho e investimento que, segundo destacou, é fundamental para assegurar a boa qualidade do ensino e proporcionar aos jovens uma boa educação.
Estabelecimento para 300 crianças
A Escola Básica com Pré-Escolar da Achada será uma alternativa aos alunos da Escola da Carreira e servirá ainda aos moradores das zonas de São Pedro, São José e Achada.
Este novo estabelecimento de ensino, com capacidade para 300 crianças, terá 11 salas de aula e de actividades, três das quais serão reservadas aos ensino pré-escolar.
De referir que a nesta escola vão ser disponibilizados variados recursos pedagógico-didácticos, designadamente um polidesportivo, dois pátios cobertos e um parque infantil com pavimento de borracha.
Além disso, refira-se que este esbalecimento escolar vai poder contar com um refeitório, uma cozinha com mesa quente em “ilha” e respectivos apoios gerais, bem como também de uma despensa, arrecadação, lavandaria e economato.
Esta obra, a cargo da Secretaria Regional do Equipamento Social, e que implicou um investimento que ascendeu os 2,7 milhões de euros, contemplou ainda 625 metros quadrados para a contrução de um estacionamento coberto.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos