quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dia da Região assinalado hoje no Estreito de Câmara de Lobos









Data: 01-07-2009

Há alguns anos que a Assembleia Legislativa da Madeira decidiu sair das suas instalações no dia em que se comemora a autonomia madeirense. O Dia da Região já foi assinalado em Machico, Calheta e Ilha. Hoje a sessão comemorativa do Dia da Região vai acontecer no centro cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

Uma sessão solene que, uma vez mais, não conta com vários partidos da oposição. É uma forma de protesto por lhes ter sido retirada a palavra. Um direito que já tiveram, mas que uma resolução do parlamento, da responsabilidade da maioria social-democrata, retirou.

As comemorações começam com honras militares, pelas 9h30.

Depois há a sessão solene, numa sala com capacidade para cerca de 170 pessoas.

Vão falar três pessoas, o anfitrião, Arlindo Gomes, o orador convidado, Guilherme Reis Leite, e o presidente da ALM.

Arlindo Gomes vai, na sequência dos seus antecessores, falar da autonomia e da sua importância para o desenvolvimento regional, mas em especial do concelho que há oito anos lidera.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa dos Açores "abordará aspectos relacionados com a autonomia e federalismo".

Depois intervém Miguel Mendonça que, com o seu discurso, encerra a sessão solene do Dia da Região e das Comunidades Madeirense.

As comemorações continuam pouco depois, às 12 horas, com a cerimónia de deposição de flores no monumento à autonomia, na Avenida do Mar.

Às 16h30, no salão nobre do Governo, haverá a imposição de insígnias honoríficas madeirenses. Pelas 18h15 será celebrada numa missa solene com 'te-deum' na Sé, e à noite, pelas 21h30, haverá um concerto com a Orquestra Clássica da Madeira, o Coro do Conservatório Escola das Artes e solistas convidados, no Parque de Santa Catarina.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos