segunda-feira, 28 de setembro de 2009

'Mares e Oceanos' no cortejo de Carnaval em 2011 (Madeira)



Tema do cortejo já foi definido pela Secretaria regional do Turismo
Data: 28-09-2009

A Secretaria Regional do Turismo e Transportes (SRTT) já definiu que o tema geral proposta para o grande cortejo de Carnaval em 2010 será o dos 'Mares e Oceanos'.

Segundo o que o DIÁRIO apurou, o tema proposto já foi divulgado junto dos habituais grupos e trupes participantes no desfile carnavalesco que, até ao final deste ano, deverão entregar à organização o subtema sobre o qual cada grupo irá participar no cortejo.

Definidas também estão já as datas das Festas de Carnaval de 2010 da responsabilidade da SRTT. De acordo com o calendário de Animação Turística disponível no site da Secretaria (www.madeiraislands.travel), o Grande Cortejo Alegórico vai ter lugar na noite de 13 de Fevereiro, sendo que o Cortejo Trapalhão vai animar as ruas da cidade do Funchal no dia 16 de Fevereiro.

Depois de, neste ano, e no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, os festejos mais típicos da Região, como o Carnaval e a Festa da Flor, tenham decorrido sob temas relacionados com a efeméride, no próximo ano, o tema proposto volta a pedir aos grupos participantes que dêem asas à imaginação para outros e novos voos.

Ao longo dos últimos anos têm sido muitos os temas propostos para o cartaz do Carnaval. Em 2008 foram os 'Carnavais do Mundo' que fizeram desfilar pelo Funchal os carnavais de Índia, Egipto, Estados Unidos da América, Espanha, França, Itália e Brasil. Em 2007 o tema foi livre e deixado ao critério de cada trupe, sendo que, em 2006, as 'Noites da Madeira' serviram de inspiração para os vários subtemas apresentados pelos participantes. 'Da Atlântida ao século XXI - lendas e histórias da Madeira', fez furor em 2005 e em 2004 o ano foi da 'Região Europeia Animada'. Em 2003 o cortejo foi dedicado à 'Magia da Noite, em 2002 a um 'Mundo de Contrastes' e em 2001 houve 'Mitos e Lendas' para todos os gostos.

De acordo com a informação existente no site da SRTT, "As Festas de Carnaval da Madeira, que se expressam no Grande Cortejo Alegórico que ocorre no Sábado de Carnaval, procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Nele participam vários grupos, com milhares de figurantes, que inundam as principais ruas do Funchal de música e alegria contagiante". A preparação das várias trupes para o cortejo de 2010 começará, como habitualmente, já antes do final deste ano.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos