sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Acesso entre porto e Pilar é inaugurado a 2 de Outubro
A ligação entre a Estrada da Liberdade (saída oeste), na zona da Levada do Cavalo e a rotunda da Pontinha no Porto do Funchal, é inaugurada a dois de Outubro próximo.
A ligação, com um comprimento total de 1.446 metros, tem início na rotunda do Porto do Funchal e fim na intersecção com o antigo Caminho do Pilar, onde começa o Nó da Levada do Cavalo de ligação à Estrada da Liberdade.
O traçado começa praticamente com um túnel, o túnel da Pontinha de 670 metros de comprimento, com início na rotunda do porto do Funchal e com fim no vale do Ribeiro Seco, a cerca de 70 metros a sul do emboquilhamento do actual túnel do acesso oeste à Ligação ao Porto do Funchal.
À saída do túnel situa-se a ponte sobre o ribeiro seco e a intersecção giratória de nível com o referido Acesso Oeste à Ligação ao Porto do Funchal designada por rotunda da Quinta da Magnólia.
A seguir a esta rotunda o traçado segue ao longo do leito do Ribeiro Seco, que é regularizado e parcialmente canalizado.
A obra incluiu a demolição e a construção de uma nova ponte junto ao engenho.
No final do traçado inicia-se o nó da Levada do Cavalo, constituído por dois ramos unidireccionais que fazem a ligação com a Estrada da Liberdade e que possibilitam apenas dois movimentos o do Porto do Funchal / Ribeira Brava e o movimento Ribeira Brava / Porto do Funchal.
Está ainda assegurado a ligação ao caminho do Pilar, através de um rotunda. A nova via mede 7,5 metros de largura, com bermas de um metro em cada lado da via. A obra ascendeu a quase 28 milhões de euros.
Jornal da Madeira
Etiquetas:
A Nossa Terra,
Ordenamento,
Projectos Madeira,
Transportes
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos