terça-feira, 22 de setembro de 2009

Inaguração da Escola Básica do 1º Ciclo do Garachico (Estreito de Câmara de Lobos)



O Presidente do Executivo madeirense inaugurou, no dia 21 de Setembro de 2009, às 17h30, o redimensionamento da Escola Básica do 1º Ciclo do Garachico, na Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, Concelho de Câmara de Lobos.

As obras de redimensionamento vêm dotar este estabelecimento de ensino das condições necessárias para o funcionamento em regime de escola a tempo inteiro.
Neste sentido, foram construídas duas salas para a educação pré-escolar, duas salas de actividade curricular e três salas para actividades não-curriculares.

Para além da construção de uma cozinha e de um refeitório, a empreitada contemplou a remodelação das instalações sanitárias existentes e a construção de novas instalações, que agora passam a ter em conta as pessoas com mobilidade reduzida. A nível de exteriores, a obra incluiu a construção de espaços de recreio cobertos e descobertos e um novo parque infantil.

Pretendendo-se com esta intervenção que o conjunto escolar passasse a reunir todas as condições de optimização que dignifiquem e permitam funcionar em pleno dentro de um contexto moderno e actual, foi criado, ainda, um polidesportivo com as dimensões regulamentares de 44x22 metros e um edifício de balneários de apoio.

Trata-se de mais uma obra do Governo Regional, na Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, concelho de Câmara de Lobos, que ascendeu a 1.800.000,00 de Euros.
















PGRAM

Alberto João Jardim inaugurou o redimensionamento da Escola do Garachico
«Continuo a ter sonhos para esta terra»

O presidente do Governo Regional disse ontem, no Garachico, em Câmara de Lobos, que continua a ter «sonhos para esta terra». Um sonho que Alberto João Jardim diz que não é só seu, mas de «um povo inteiro». Por isso, afirmou o chefe do Executivo madeirense, «desprezo aqueles que tentam atacar e não me deixar fazer as coisas. Estou com o povo que sonho».





O presidente do Governo Regional inaugurou, ontem, o redimensionamento da Escola Básica do 1.º Ciclo do Garachico, em Câmara de Lobos, onde salientou a importância de sonhar. Referindo-se às crianças, Alberto João Jardim disse que «os sonhos que alimentamos pela vida fora, às vezes, ou geralmente, começam nesta idade. E ensinar é também criar condições para que haja sonhos. Mas também criar, ao mesmo tempo, uma disciplina mental, para que os sonhos sejam devidamente enquadrados perante as realidades da vida. É preciso que os alunos estejam preparados para lutar por esses sonhos ao longo de toda a vida, sabendo que muitos dos sonhos não se realizarão. Mas, sabendo que está nas mãos deles a possibilidade realizar o maior número de sonhos que lhes for possível».
Tal como afirmou, «todos nós, independentemente da idade dos que aqui estão, continuamos a ter sonhos. Eu continuo a ter sonhos para esta terra e vou continuar a lutar por eles, mesmo que aqueles que dizem mal de mim me queiram contrariar o sonho. Mas, também, não altero um milímetro aquilo que impus a mim próprio. Porque entendo que há sonhos que o povo da Madeira precisa que se concretizem. O povo precisa de ver realizados. Entendo que há sonhos que não são só meus, são sonhos de um povo inteiro». E, por isso, rematou Alberto João Jardim, «desprezo aqueles que tentam atacar e não me deixar fazer as coisas. Estou com o povo que sonho».

Uma aspiração
concretizada


Também de sonhos falou o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, sendo o redimensionamento da Escola Básica do 1.º Ciclo do Garachico um deles e que agora foi concretizado. Arlindo Gomes disse, por isso, que o dia de ontem foi vivido com enorme satisfação. De acordo com o autarca, «esta era uma justa aspiração da população, que hoje se torna realidade».
Nos nossos tempos, disse Arlindo Gomes, «em que o mundo se tornou global, em que nós precisamos de ser competitivos, não só no local onde nascemos e vivemos. Mas, ultrapassando as fronteiras do conhecimento, acho que é importante que os nossos jovens tenham condições para que, no futuro, possam, em igualdade de circunstâncias, saber que podem e que têm as mesmas armas, as mesmas possibilidades que tantos outros que existem por esse mundo fora».
E a Escola do Garachico, segundo o autarca, «é, com certeza, um dos meios e uma das suas armas para poderem enfrentar os desafios desse futuro que, sabemos cada vez mais, se nos colocam, especialmente a eles, que são os mais novos, e têm a responsabilidade do futuro da nossa geração».

Vários melhoramentos
registados no Garachico


O Garachico, prosseguiu Arlindo Gomes, «tem vindo a crescer, têm vindo a nascer várias infra-estruturas. Foi a estrada, foi a igreja, é a escola, outras coisas estão previstas. Ainda agora, com as instalações que serão disponibilizadas por esta escola — onde funcionou provisoriamente — será instalado o Centro Comunitário Intergeracional e a sede social do Grupo Desportivo do Garachico, propiciando, também, a esta juventude, mais um espaço para ocuparem os seus tempos livres e poderem, no futuro, também os mais velhos ali terem um espaço para poder passar o seu tempo e desenvolver actividades e interagirem com os mais novos». Em seu entender, todo este esforço «só é possível quando todos nós estamos juntos, quando as pessoas reivindicam e colaboram».
Para Arlindo Gomes, «isto é que é importante, isto é que é progredir. É tentar fazer com que as pessoas tenham melhor qualidade de vida, que se desenvolvam e que os mais jovens acreditem que aquilo que estamos aqui a fazer é para eles e que vale a pena lutar. Enquanto que outros, andam por aí — que têm eco da imprensa e das televisões — o que fazem é difamar e dizer mal, enquanto que aqueles que estão na função pública, muitas vezes, nem têm a possibilidade de se defender, nem de contra-argumentar, nós estamos aqui com empenho e com trabalho para continuar a satisfazer e a cumprir aquilo com que nos comprometemos convosco. Este foi o compromisso que assumimos e este é o compromisso que continuo a assumir com todos vós, enquanto cá estiver: continuar a trabalhar em prol da comunidade e daqueles que, até hoje, me apoiaram».


A OBRA

O redimensionamento da Escola Básica do 1.º Ciclo do Garachico, na Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, que representou um investimento de 1,8 milhões de euros, veio dotar este estabelecimento de ensino das condições necessárias para o funcionamento em regime de Escola a Tempo Inteiro.
Neste sentido, foram construídas duas salas para a educação pré-escolar, duas salas de actividade curricular e três salas para actividades não-curriculares.
Para além da construção de uma cozinha e de um refeitório, a empreitada contemplou a remodelação das instalações sanitárias existentes e a construção de novas instalações, que agora passam a ter em conta as pessoas com mobilidade reduzida. A nível de exteriores, a obra incluiu a construção de espaços de recreio cobertos e descobertos e um novo parque infantil.






Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos