quinta-feira, 24 de setembro de 2009

INaguração do Caminho Municipal entre a Rua Padre Pita Ferreira e Espírito Santo e Calçada (Câmara de Lobos)



O Presidente do Governo Regional da Madeira, inaugurou no dia 23 de Setembro, quarta-feira, às 17.30 horas, na Freguesia e Concelho de Cãmara de Lobos, o Caminho Municipal entre a Rua Padre Pita Ferreira e Espírito Santo e Calçada.

Trata-se de uma via urbana fundamental na estruturação da zona de expansão da Cidade de Câmara de Lobos, ligando o sítio do Espírito Santo ao Bairro da Palmeira. Tem uma extensão de 400 metros e faz a ligação entre a Rua Padre Pita Ferreira e a nova Escola Básica do Espírito Santo, que está actulamente em construção. O ramal Um desta rua, apresenta uma extensão total de 120 metros. A faixa de rodagem tem 6 metros de largura e passeio com 1.20m, para além de algumas docas de estacionamento.

Durante a construção foram efectuados diversos trabalhos de terraplanagens, obras de arte e colocadas redes de águas de rega, potável e de esgotos, para além de iluminação pública, telecomunicações e da pavimentação asfáltica.

Trata-se de um investimento da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que ascendeu a 1.622.330,66 Euros.










PGRAM


Presidente do Governo foi muito aplaudido em Câmara de Lobos na inauguração de uma estrada
Jardim agradece lealdade e apoio do povo







A O presidente do Governo Regional agradeceu, ontem, em Câmara de Lobos, a lealdade, o apoio e o afecto que tem tido do povo ao longo da sua governação.
Na inauguração do Caminho Municipal entre a Rua Padre Pita Ferreira e Espírito Santo e Calçada, Alberto João Jardim salientou o quão bem se sente no meio do povo de Câmara de Lobos, facto que mereceu fortes aplausos por parte da multidão que ali acorreu para assistir ao acto inaugural. Além de frisar o quão bem se sente no meio do povo, o chefe do Executivo também fez questão de recordar o quanto deve à população.
O presidente do Governo começou por dizer que durante este percurso de 31 anos de Governo e de 35 de política, não prometeu nada à população, enquanto que «tanta gente que passou aqui prometia tanta coisa». «Eu fui procurando resolver os problemas», sustentou.
O governante lembrou que em 1978, como encontrou Câmara de Lobos, «era de chorar de ver as condições em que este povo vivia, em que o fascismo tinha posto este povo e os revolucionários de então também não tinham resolvido coisa nenhuma». Por outro lado, apontou a mudança operada ao longo destes anos.
Segundo referiu, tal foi possível graças ao apoio do povo. «Direi que Câmara de Lobos é a “mui nobre e leal cidade de Câmara de Lobos”, porque sempre encontrei aqui apoio, lealdade e afecto», afirmou, acrescentando que «ainda hoje eu gosto de ter a vossa lealdade, o vosso afecto», pois «dá-me tanta força».
«Nenhum de vós tem interesses económicos, tem fortunas para mandar falar comigo por interesse disto ou interesse daquilo. Vós sois o povo genuíno, o povo que só quer ter qualidade de vida e que não está a pedir nenhum frete de maneira nenhuma. Por isso, isto é o povo são que está aqui», acentuou ainda.
Um dos exemplos usados pelo líder madeirense para destacar o progresso ocorrido foi o Ilhéu. «Não consigo olhar hoje para aquela mancha verde que está sobre o Ilhéu sem me enternecer, lembrando-me a miséria que havia ali noutros sítios de Câmara de Lobos», referiu, acrescentando que hoje se olha para ali, se vê aquela zona recuperada e «um dos mais belos jardins que a Madeira tem plantado a dominar a cidade de Câmara de Lobos». «Não fui eu que fiz isto. Fostes vós povo que me destes força para fazer isto. Obrigado povo da “mui nobre e leal” cidade de Câmara de Lobos», agradeceu.
Já o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos enalteceu o desenvolvimento operado a vários níveis no concelho, dizendo que «os nossos jovens hoje têm uma mentalidade diferente e acreditam no futuro» e que «já não têm mais vergonha de serem de Câmara de Lobos». «O estigma faz parte do passado, e é isso que nós queremos, que o passado fique onde está e que continuemos todos juntos a preparar e a trabalhar para que o futuro para eles seja melhor», sublinhou, pedindo ao povo para que «continuemos juntos a preparar o futuro deste concelho».

A obra


O Caminho Municipal entre a Rua Padre Pita Ferreira e Espírito Santo e Calçada, em Câmara de Lobos, com uma extensão de 400 metros de comprimento, vem ligar a Rua Padre Pita Ferreira e a nova Escola Básica do Espírito Santo (actualmente em construção), representando um investimento da edilidade local superior a 1,6 milhões de euros.
O ramal Um desta rua, apresenta uma extensão total de 120 metros. A faixa de rodagem tem 6 metros de largura e passeio com 1.20m, para além de algumas docas de estacionamento.
Durante a construção foram efectuados diversos trabalhos de terraplanagens, obras de arte e colocadas redes de águas de rega, potável e de esgotos, para além de iluminação pública, telecomunicações e da pavimentação asfáltica.

População critica acção do PND

À margem da inauguração, em Câmara de Lobos, um grupo de militantes do PND proferia palavras de ordem contra o presidente do Governo Regional, um discurso que provocou a revolta por parte dos muitos populares que se encontravam nas redondezas do local onde decorriam as cerimónias.
Como forma de demonstrar esse descontentamento, a multidão começou a chamá-los de «fascistas» e manifestou o seu apoio a Alberto João Jardim, alguns deles empunhando bandeiras do PSD.
Alberto João Jardim, que chegou mesmo a sair do automóvel onde viajava, foi efusivamente saudado pela multidão que acompanhou a cerimónia de inauguração da nova estrada na freguesia de Câmara de Lobos.
De acordo com a informação que recolhemos, um dos dirigentes do PND, ao que nos disseram — Baltasar Aguiar —, estaria a impedir, durante algum tempo, a passagem de automóveis. Um acto que não terá agradado aos populares, especialmente aos condutores que estavam nas viaturas. Um deles, conforme nos foi referido, terá mesmo saído da viatura e afastado o referido indivíduo de uma forma mais vigorosa.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos