Projecto apresentado ontem está orçado em 6,5 milhões de euros
As obras ainda não começaram mas o projecto do Comboio do Monte é já uma certeza. A previsão dos responsáveis, após o período para as expropriações necessárias e o tempo estimado para a realização da obra (18 meses), é para que o futuro Comboio do Monte esteja a funcionar em meados de 2011.
Fernando Gouveia, porta-voz de uma das empresas associadas, disse que o projecto orçado em cerca de 6,5 milhões de euros é um bom exemplo de como a iniciativa pública e privada se podem unir em prol do desenvolvimento da Região. Segundo explicou o responsável, "os promotores tiveram a preocupação de, com a aquisição do Palácio do Terreiro da Luta, reproduzir mais fielmente o projecto que existiu".
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, disse que a primeira fase do projecto se trata da expropriação da área necessária para concretizar o projecto. O primeiro espaço a ser expropriado será a antiga estação do Largo da Fonte, a que se seguirão alguns terrenos que fazem parte do percurso do comboio. Miguel Albuquerque disse ainda que o projecto é "extremamente cuidado" quer do ponto de vista das questões de segurança, ambientais e também de pormenor, já que "tenta reviver a Madeira do princípio do século XX". Tudo isto, acredita o autarca, fará com que seja criado mais um pólo de atractividade turística na cidade do Funchal.
O edil aproveitou o momento para dizer que o projecto do Comboio do Monte é também uma homenagem ao engenheiro Pinto Correia, que foi sempre um grande impulsionador da iniciativa.
Projecto 'revivalista'
De acordo com o descritivo do projecto, o futuro Comboio do Monte "fará o percurso original, mas somente entre as estações do Largo da Fonte no Monte e do Terreiro da Luta", numa distância de 1.300 metros. O antigo comboio (máquina a vapor e uma carruagem de passageiros) será "substituído por um funicular moderno" à semelhança do que era no passado. O veículo terá capacidade para 60 passageiros (43 lugares sentados e 17 em pé) e estará "dotado de uma área exterior coberta onde os passageiros poderão viajar".
O projecto do Comboio do Monte, em termos de concepção visual, vai reflectir o original, que foi inaugurado em 1893 e que funcionou até Maio de 1943. Segundo o que foi divulgado ontem, os interiores do funicular serão "realizados em madeira pintada e envernizada", as armaduras de iluminação serão feitas em latão e vidro.
Mas o facto de ser 'revivalista' não se limitará ao aspecto exterior e interior do funicular. A indumentária dos futuros funcionários será inspirada na indumentária utilizada no princípio do século XX, e até a imagem gráfica do projecto tem semelhanças com a imagem original da antiga empresa de caminhos de ferro do Monte.
A estação no Largo da Fonte será instalada no mesmo edifício onde existia antes a antiga estação, sendo que a recuperação da casa será feita de modo a reproduzir "o mais fielmente possível a estação" do século passado. No local haverá também uma casa de chá e um espaço comercial destinado à venda de produtos de época. A estação terminal ficará localizada na Quinta do Terreiro da Luta, onde o jardim será devidamente recuperado.
DN Madeira
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