Desemprego mais baixo
De acordo com os dados que nos foram facultados pela Secretaria Regional dos Recursos Humanos, «no final do mês de Agosto, o desemprego registado no Instituto de Emprego da Madeira, revelou um decréscimo, pelo segundo mês consecutivo, apresentando um total de 12.315 desempregados, contra os 12.389 do mês de Julho».
Segundo a informação que nos foi facultada, «em termos homólogos, refira-se que, em Agosto de 2008, o número de desempregados inscritos era de 8.209».
A Madeira, refere ainda a nota informativa da Secretaria Regional dos Recursos Humanos, «foi mesmo a única região do país onde se verificou um decréscimo face ao mês anterior. Em todas as outras, verificaram-se subidas».
Feitas as contas, «a redução verificada é de 74 pessoas, facto a que não será alheio o número significativo de ofertas de emprego que têm vindo a ser recebidas, o que é um indicador bastante positivo em relação ao mercado de trabalho. No final de Agosto, o Instituto de Emprego dispunha de 311 ofertas de emprego disponíveis».
Em termos de caracterização dos desempregados inscritos, «refira-se que 8.447 (cerca de 69%) beneficiam de subsídio de desemprego, 532 (4%) usufruem RSI e 913 (7,4%) procuram um primeiro emprego».
Além disso, acrescenta ainda a nota informativa, «no que se refere ao tempo de inscrição como desempregado, 70% são desempregados de curta duração (menos de um ano de inscrição) e 30% procuram emprego há mais de 12 meses».
Por último, diz ainda a Secretaria Regional dos Recursos Humanos, «no que respeita à Taxa de Desemprego, calculada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a última divulgada refere-se ao 2.º trimestre de 2009 e apresenta, para a Madeira, um valor de 8,1% , contra os 9,1% da média nacional».
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos